Apresentadora de TV morre em atentado no Afeganistão
Desde novembro, três jornalistas já foram assassinados em atentados no Afeganistão. Os ataques aumentaram mesmo com as negociações de paz entre o governo e membros do Talibã
A apresentadora de televisão Malalai Maiwand e seu motorista foram mortos a tiros nesta quinta-feira (10) no Afeganistão. Esse é o terceiro assassinato de um profissional da imprensa no país desde novembro.
O assassinato aconteceu em Jalalabad, no leste do país. A cidade, a 100 quilômetros da fronteira com o Paquistão, é cenário frequente de atentados.
A província de Nangarhar, onde fica Jalalabad, é um reduto de muito grupos jihadistas (muçulmanos violentos), incluindo os membros dos grupos Talibã e Estado Islâmico.
O comunicado oficial do governo regional só informa que em "homens armados não identificados abriram fogo e mataram a jornalista e ativista Malalai Maiwand e seu motorista em Jalalabad".
Maiwand estava a caminho da redação do canal privado Enekaas no momento do ataque.
A notícia foi confirmada por Engineer Zalmai, diretor da emissora Enekaas.
Os ataques contra jornalistas, políticos, religiosos e ativistas dos direitos humanos aumentaram nos últimos meses, apesar das negociações de paz em Doha entre o governo afegão e os talibãs.
Outros assassinatos de jornalistas
Aliyas Dayee, 33 anos, trabalhava para a Rádio Liberty, financiada pelos Estados Unidos. Ele morreu em 12 de novembro na explosão de uma bomba colocada debaixo de seu carro na cidade de Lashkar Gah, no sul do Afeganistão.
Ele havia sido ameaçado pelos talibãs pela cobertura de suas operações, segundo a Human Rights Watch (HRW).
Cinco dias antes, Yama Siawash, ex-apresentador de televisão, foi assassinado em Cabul em circunstâncias similares.
Veja também
Últimas notícias
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Parque Linear é alvo de suspeita de vandalismo um dia após a inauguração
Operação de combate a furtos em agências da Caixa Econômica Federal é deflagrada em Alagoas
Polícia conclui inquérito envolvendo vereador de Dois Riachos preso por ameaçar dona de bar
[Vídeo] Homem invade igreja no Barro Duro e furta notebook de área de alimentação
Homem é preso por agredir e tentar sufocar a esposa no bairro Vergel do Lago
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
