Política

Vereadores de Maragogi aprovam indicação de apoio menstrual

Câmara Municipal também aprovou várias indicações dos parlamentares

Por Maurício Silva 10/09/2021 11h11 - Atualizado em 10/09/2021 11h11
Vereadores de Maragogi aprovam indicação de apoio menstrual
Vereadores de Maragogi debateram vários assuntos - Foto: Isac Silva/7Segundos

A sessão da noite desta quinta-feira (9) na Casa Everaldo Solano de Vasconcelos foi bastante movimentada em Maragogi. Os vereadores aprovaram várias indicações e requerimentos, entre eles o projeto de indicação apoio-menstrual e a implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade do Litoral Norte de Alagoas. A 3ª edição da Semana do Bebê também foi debatida na Casa Legislativa.

Semana do Bebê também foi discutida na Câmara Municipal. Foto: Isac Silva


Os vereadores se reuniram para debater vários assuntos na Câmara Municipal. Os parlamentares aprovaram as indicações de títulos de Cidadão Honorário para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e para a secretária de Assistência Social, Márcia Fidélis. As indicações foram feitas pelo vereador Fernando da Silva “Fernando da Skol” (PP).

A Casa Legislativa também aprovou indicações do vereador Júnior de Barra Grande (MDB) sobre iluminação pública; da vereadora Alcyonne Pinto (PP) foram aprovados o projeto de resolução Criação da Procuradoria da Mulher, Código Sinal Vermelho e apoio menstrual; de Mônica da Rocha Noé “Irmã Mônica” (PP) foram aprovados a Patrulha Maria da Penha, extensão dos horários do transporte alternativo; entre outros temas pautados pelos parlamentares. Os assuntos vão para a sanção do prefeito Sérgio Lira (PP).

Alcyonne Pinto ficou muito feliz com a aprovação, por unanimidade, do projeto de indicação de apoio menstrual. “Nós trouxemos um projeto de indicação, que é o projeto do apoio menstrual, que na verdade é um tema discutido pela Unicef e por várias entidades, já foi tema do Fantástico, que é uma das coisas que tem preocupado a sociedade, que é a falta muitas vezes da adolescente nas escolas pelo fato de não poder comprar aquele absorvente. Então isso existe e foi comprovado, já existe levantamento da Unicef e nós como temos em Maragogi o Selo Unicef, então precisamos abraçar essa causa também do apoio menstrual”, frisou.

Vereadora Alcyonne Pinto ficou feliz com a aprovação. Foto: Cortesia


A vereadora Irmã Mônica ficou muita satisfeita com a união dos parlamentares nas aprovações. “Eu estou feliz primeiro porque esse projeto, da lei Maria da Penha, ele é muito importante para o nosso município, com o apoio dos nossos colegas, esse projeto vai ser assim tão importante para nós como mulheres, que temos que defender a nossa classe, que eu sei que vai marcar realmente a história de Maragogi”, ressaltou.

O presidente da Câmara de Maragogi, Jozemir Cavalcanti da Silva Júnior “Júnior do Jozemir” (PSDB), parabenizou os colegas. “O projeto da Alcyonne e a indicação quero parabeniza-la, que é o melhor para o município. Teve a indicação da Irmã Mônica também, que está de parabéns, que quer trazer a Patrulha da Mulher para o município de Maragogi. Espero que o prefeito atenda as necessidades das indicações e consiga executar isso para o município, que só tem a ganhar”, disse. Ele também elogiou as indicações dos demais parlamentares.

Com apuração de Isac Silva*