Tecnologia

Bate-papos por vídeo Omegle e Ome TV: semelhanças e diferenças

Por 7Segundos 13/09/2021 16h04
Bate-papos por vídeo Omegle e Ome TV: semelhanças e diferenças
Bate-papos por vídeo Omegle e Ome TV: semelhanças e diferenças - Foto: Reprodução

Os internautas de hoje possuem muitas oportunidades de comunicação. Eu e você podemos nos ligar mesmo estando a milhares de quilômetros de distância, enviar mensagens de texto e voz, falar através de chamadas por vídeo e muito mais. Existem realmente muitos formatos de comunicação e ainda mais plataformas para comunicação online. Mas uma área bem especial é ocupada por bate-papos por vídeo. É sobre eles que vamos falar hoje.

Comunicação via bate-papos por vídeo


O bate-papo por vídeo é um site ou aplicativo que tem como principal princípio conectar pessoas aleatórias via comunicação por vídeo. Assim, estes serviços podem ser plataformas de namoro ou redes sociais específicas, bem como uma excelente oportunidade de descobrir o mundo inteiro.

Existem dezenas de bate-papos por vídeo bastante populares, bem como centenas de serviços menos populares. Tentar rever todos eles é irrealista, por isso decidimos nos concentrar em dois sites muito interessantes e conhecidos, que têm um público de milhares de pessoas. Você provavelmente já ouviu falar deles, mas provavelmente ainda não conhece todos os seus detalhes. Estamos falando do Omegle e do OmeTV, duas plataformas bastante semelhantes, mas ao mesmo tempo completamente diferentes.

Fato interessante:
há seis anos de diferença entre Omegle e OmeTV. O Omegle opera desde o início de 2009 e o lançamento do site do Ome TV ocorreu apenas em 2015. Mas essa diferença não impediu o OmeTV de obter uma base de usuários grande e afastar muitos usuários do Omegle. O número de usuários online aqui geralmente chega a 200.000 e os próprios desenvolvedores chamam o Ome TV de “mais rápida alternativa ao Omegle”.

Omegle: recursos e ferramentas


O bate-papo por vídeo Omegle não precisa de apresentação. Este foi o primeiro site do tipo na história e foi lançado em 2009. Antes do Omegle, as conversas online não existiam. No entanto, vale a pena lembrar que o recurso de bate-papo por vídeo apareceu pela primeira vez em outro site, o Chatroulette. Naquela época, o Omegle oferecia apenas o recurso de bate-papo aleatório por texto.

No site Omegle você pode escolher a linguagem da comunicação, conversar com estranhos por mensagem ou por vídeo, adicionar uma lista de interesses para encontrar as pessoas certas para você, visitar um bate-papo universitário ou ir a uma seção não moderada onde você pode conversar sobre qualquer tópico, incluindo temas mais explícitos.

Outra característica interessante do Omegle é que usuários com menos de 18 anos podem usar o bate-papo por vídeo. É verdade, o Omegle permite acesso a adolescentes de 13 anos ou mais sob supervisão dos pais. Tal oportunidade é rara em bate-papos por vídeo. A maioria das plataformas tem 18 anos como idade mínima de participação.

As desvantagens do serviço do Omegle têm a ver com um medíocre sistema de moderação e a falta de aplicativos móveis. Se você planejar bater-papo por vídeo através do seu smartphone, você terá que usar a versão web através de um navegador. Isso não é muito conveniente, embora em geral a versão móvel funcione razoavelmente bem.

OmeTV: características e inovações úteis


Se você visitar o Ome TV após usar o Omegle, verá imediatamente que o design é mais moderno. O Omegle parece um pouco antiquado e arcaico. Funcionalmente, o OmeTV também é diferente, para melhor e pior. Por exemplo, aqui você não pode procurar novas pessoas por interesses, mas em compensação tem um filtro de gênero que pode ser usado junto com a escolha do idioma da comunicação.

Muitos usuários curtem o Ome TV pelo seu seu tradutor de mensagens embutido. Agora, cada vez mais bate-papos por vídeo estão implementando esse recurso, mas o OmeTV foi um dos pioneiros. Já o Omegle ainda não oferece a função de tradução, pelo que você terá que usar outros serviços se quiser falar em um idioma que não conhece.

A principal vantagem do Ome TV sobre o Omegle é a oferta de aplicativos móveis para iOS e Android. Você pode instalar o programa no seu aparelho (tablet ou smartphone) para se comunicar convenientemente a partir de qualquer lugar e a qualquer hora. Você não precisa abrir um navegador, digitar o endereço do site nem ter qualquer problema. Um clique e o aplicativo é lançado! Além disso, o aplicativo é oferecido em mais de 40 idiomas, então você definitivamente não terá nenhuma dificuldade em instalá-lo e usar seus recursos.

Comparação entre o Omegle e o Ome TV


Vamos dar uma olhada nos recursos que cada um desses bate-papos por vídeo oferecem a seus usuários. Existem algumas semelhanças:

. bate-papo por texto e vídeo;
. pesquisa com filtro de idioma;
. grátis (o OmeTV tem alguns recursos pagos).

Essencialmente, é aqui que as semelhanças entre os dois serviços terminam. Veremos então suas características únicas.

Recursos do Omegle:


. uso completamente grátis;
. acesso para adolescentes com 13 anos ou mais (com consentimento e supervisão dos pais);
. seção separada para adultos;
. bate-papo com alunos de sua universidade;
. busca de pessoas com base em sua lista de interesses;
. seção não moderada.

Como é fácil de observar, o Omegle, com sua simplicidade técnica, é um bate-papo por vídeo bastante funcional e com um público muito ativo. Normalmente, ele tem mais de 30.000 usuários online.

Recursos do OmeTV:


. a possibilidade de especificar seu gênero: "Homem", "Mulher" ou "Casal";
. tradução automática de mensagens para o idioma selecionado;
. registro através de perfis de redes sociais (opcional);
. aplicativos para iOS e Android;
. classificação etária 18+;
. recursos pagos adicionais: retornar ao chat e passe VIP.

Os bate-papos por vídeo Omegle e Ome TV são plataformas muito populares que oferecem muitos recursos simples e úteis, mas é claro que não são perfeitos. O Omegle ainda não tem um aplicativo móvel e seu sistema de moderação é medíocre, enquanto que o OmeTV oferece poucas opções de configuração para procurar novas pessoas, pelo que, por vezes, os usuários passam bastante tempo buscando alguém para conversar.

Por isso, recomendamos que não se limite a apenas um bate-papo por vídeo, mas que procure alternativas. Entre elas há um grande número de plataformas interessantes com funções únicas, soluções técnicas inovadoras e configurações de busca muito flexíveis, como o batepapo.uol.com.br ou uma alternativa para Omegle. Experimente e descubra mais possibilidades. Você não irá se arrepender!

Conclusão


Não há dúvida que, em um futuro próximo, assistiremos ao aparecimento de um monte de novos formatos de comunicação que nem imaginamos agora. Mas hoje, uma das opções mais interessantes são os bate-papos por vídeo. Eles são convenientes, fáceis de usar e eliminam quase todas as fronteiras entre as pessoas ao redor do mundo.

O interesse por bate-papos na web pode não ser tão forte como era há dez anos, quando estava no seu auge. Mas, mesmo assim, centenas de milhares de pessoas continuam a encontrar pessoas interessantes, fazer amizades e encontrar relacionamentos nessas plataformas. Tente também. As opções são muitas!