Relatório da CPI vai propor indiciamento do ministro Queiroga
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta quinta-feira (7) que o relatório final da comissão vai propor o indiciamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
"A gente já teve acesso a tanta coisa do ministro da Saúde, a sua conversão ao negacionsimo, as mentiras repetidas nas duas vezes em que esteve aqui na CPI, agora a suspensão de vacinas para adolescentes sem comorbidades, que foi revertida graças à mobilização da CPI e reação da sociedade. Ele já produziu todos os motivos, provas e indícios para ser exemplarmente indiciado", afirmou Calheiros.
A CPI aprovou também nesta quinta uma nova convocação do ministro. Se a oitiva for marcada pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), será a terceira ida de Queiroga à comissão. A questão é debatida há semanas entre os senadores do grupo majoritário, com o incentivo principal do vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mas não havia consenso entre os parlamentares.
O que ajudou a pressionar a aprovação do requerimento de convocação de Queiroga foi a notícia sobre a retirada de pauta da reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) do item que previa a discussão sobre o relatório contrário ao uso de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina em pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença elaborado pelo grupo técnico.
A suspensão da vacinação de adolescentes anunciada por Queiroga, mesmo com o posterior recuo do ministério quanto a essa medida, também ajudou nessa nova convocação. Os senadores ainda consideram importante ouvir o ministro para que ele fale sobre o planejamento da vacinação em 2022.
"Ele (Queiroga) está cada vez mais se 'pazuellando', se parecendo com o ex-ministro Pazuello. Eu queria rogar: não descartemos a vinda do senhor Queiroga a esta CPI, não vamos descartar. Tem duas semanas ainda. Não podemos terminar a CPI sem a Conitec dar uma posição clara sobre a ineficácia da cloroquina, com briga de interesses no Ministério da Saúde e sem resposta de vacinação dos brasileiros no ano que vem", afirmou o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao defender a convocação do ministro.
Veja também
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
