Relatório da CPI vai propor indiciamento do ministro Queiroga
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta quinta-feira (7) que o relatório final da comissão vai propor o indiciamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
"A gente já teve acesso a tanta coisa do ministro da Saúde, a sua conversão ao negacionsimo, as mentiras repetidas nas duas vezes em que esteve aqui na CPI, agora a suspensão de vacinas para adolescentes sem comorbidades, que foi revertida graças à mobilização da CPI e reação da sociedade. Ele já produziu todos os motivos, provas e indícios para ser exemplarmente indiciado", afirmou Calheiros.
A CPI aprovou também nesta quinta uma nova convocação do ministro. Se a oitiva for marcada pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), será a terceira ida de Queiroga à comissão. A questão é debatida há semanas entre os senadores do grupo majoritário, com o incentivo principal do vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mas não havia consenso entre os parlamentares.
O que ajudou a pressionar a aprovação do requerimento de convocação de Queiroga foi a notícia sobre a retirada de pauta da reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) do item que previa a discussão sobre o relatório contrário ao uso de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina em pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença elaborado pelo grupo técnico.
A suspensão da vacinação de adolescentes anunciada por Queiroga, mesmo com o posterior recuo do ministério quanto a essa medida, também ajudou nessa nova convocação. Os senadores ainda consideram importante ouvir o ministro para que ele fale sobre o planejamento da vacinação em 2022.
"Ele (Queiroga) está cada vez mais se 'pazuellando', se parecendo com o ex-ministro Pazuello. Eu queria rogar: não descartemos a vinda do senhor Queiroga a esta CPI, não vamos descartar. Tem duas semanas ainda. Não podemos terminar a CPI sem a Conitec dar uma posição clara sobre a ineficácia da cloroquina, com briga de interesses no Ministério da Saúde e sem resposta de vacinação dos brasileiros no ano que vem", afirmou o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao defender a convocação do ministro.
Veja também
Últimas notícias
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
