Região Norte ganha estação de transbordo de resíduos
Unidade começou a operar oficialmente nesta segunda-feira

A Região Norte de Alagoas ganhou um importante instrumento ambiental e de saúde: começou a operar oficialmente na manhã desta segunda-feira (18) a estação de transbordo de resíduos domiciliares. A unidade funciona às margens da rodovia AL 465, no município de Porto Calvo.
A estação de transbordo de resíduos fica em uma ampla área licenciada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). De acordo com o gerente regional da Alagoas Ambiental, Pedro Davi, inicialmente três municípios começaram a utilizar a área: Porto Calvo, Porto de Pedras e Jacuípe. Ele disse que na próxima semana o número vai ampliar para seis cidades e que gradativamente beneficie oito municípios da Região Norte.

Pedro Davi ressaltou o conceito da unidade. “Aqui em Porto Calvo inicia a operação de um projeto que veio com um conceito de ganhar tempo para os municípios em logística e também em economia. É um projeto de transbordo de resíduos domiciliares. Ao invés do município se deslocar com seus equipamentos para o aterro sanitário sediado na cidade do Pilar, ele não precisa se deslocar, ele vem pra cá e faz a disposição aqui”, informou.

O gerente regional da Alagoas Ambiental ressaltou ainda que a unidade funciona toda de forma regular. “É uma área 100% licenciada pelo órgão ambiental, onde garante essa operação, e não pode o resíduo ser feito a disposição no solo. Funciona basicamente em pesagem e a disposição do descarrego nessas caçambas, que suportam até 35 toneladas de resíduos. O projeto é o conceito de economia e logística, redução de tempo”, ressaltou.
A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito (PSD), salientou que a obra é muito importante. “A importância dessa obra é que ela é fundamental. Ficou localizada em Porto Calvo e vai atingir os outros municípios por conta que a localização de Porto Calvo é até melhor e para a nossa coleta de resíduos. É super importante”, frisou.
O evento em Porto Calvo contou ainda com a participação do presidente do IMA, Ivens Leão; do presidente da Câmara de Porto de Pedras, Alan de Jesus; dos vereadores por Porto Calvo, Paulo Lélis, Aldir Siqueira, Maria da Presenta “Presenta”, Maria do Rosário “Zai”; entre outras autoridades.

Veja também
Últimas notícias

Isenção do imposto de renda proporciona mais poder de compra, menos desigualdades para os brasileiros, avalia Rafael Brito

Amante aparece em velório de idoso na Chã da Jaqueira e confusão acaba na delegacia

Prefeitura de Palmeira realizará evento em alusão ao Setembro Amarelo

Penedo se destaca como a 5ª cidade que mais abriu empresas em Alagoas em 2025

Projeto Vacina Mais chega em Palmeira para intensificar atualização de vacinas

Motoristas desrespeitam sinalização e fazem conversão proibida na Av. Ceci Cunha, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
