Região Norte ganha estação de transbordo de resíduos
Unidade começou a operar oficialmente nesta segunda-feira
A Região Norte de Alagoas ganhou um importante instrumento ambiental e de saúde: começou a operar oficialmente na manhã desta segunda-feira (18) a estação de transbordo de resíduos domiciliares. A unidade funciona às margens da rodovia AL 465, no município de Porto Calvo.
A estação de transbordo de resíduos fica em uma ampla área licenciada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). De acordo com o gerente regional da Alagoas Ambiental, Pedro Davi, inicialmente três municípios começaram a utilizar a área: Porto Calvo, Porto de Pedras e Jacuípe. Ele disse que na próxima semana o número vai ampliar para seis cidades e que gradativamente beneficie oito municípios da Região Norte.

Pedro Davi ressaltou o conceito da unidade. “Aqui em Porto Calvo inicia a operação de um projeto que veio com um conceito de ganhar tempo para os municípios em logística e também em economia. É um projeto de transbordo de resíduos domiciliares. Ao invés do município se deslocar com seus equipamentos para o aterro sanitário sediado na cidade do Pilar, ele não precisa se deslocar, ele vem pra cá e faz a disposição aqui”, informou.

O gerente regional da Alagoas Ambiental ressaltou ainda que a unidade funciona toda de forma regular. “É uma área 100% licenciada pelo órgão ambiental, onde garante essa operação, e não pode o resíduo ser feito a disposição no solo. Funciona basicamente em pesagem e a disposição do descarrego nessas caçambas, que suportam até 35 toneladas de resíduos. O projeto é o conceito de economia e logística, redução de tempo”, ressaltou.
A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito (PSD), salientou que a obra é muito importante. “A importância dessa obra é que ela é fundamental. Ficou localizada em Porto Calvo e vai atingir os outros municípios por conta que a localização de Porto Calvo é até melhor e para a nossa coleta de resíduos. É super importante”, frisou.
O evento em Porto Calvo contou ainda com a participação do presidente do IMA, Ivens Leão; do presidente da Câmara de Porto de Pedras, Alan de Jesus; dos vereadores por Porto Calvo, Paulo Lélis, Aldir Siqueira, Maria da Presenta “Presenta”, Maria do Rosário “Zai”; entre outras autoridades.

Veja também
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
