Meio ambiente

Região Norte ganha estação de transbordo de resíduos

Unidade começou a operar oficialmente nesta segunda-feira

Por Maurício Silva 18/10/2021 14h02 - Atualizado em 19/10/2021 07h07
Região Norte ganha estação de transbordo de resíduos
Unidade começou a oporar oficialmente em Porto Calvo - Foto: Assessoria / Welysson Torquato

A Região Norte de Alagoas ganhou um importante instrumento ambiental e de saúde: começou a operar oficialmente na manhã desta segunda-feira (18) a estação de transbordo de resíduos domiciliares. A unidade funciona às margens da rodovia AL 465, no município de Porto Calvo.

A estação de transbordo de resíduos fica em uma ampla área licenciada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). De acordo com o gerente regional da Alagoas Ambiental, Pedro Davi, inicialmente três municípios começaram a utilizar a área: Porto Calvo, Porto de Pedras e Jacuípe. Ele disse que na próxima semana o número vai ampliar para seis cidades e que gradativamente beneficie oito municípios da Região Norte.

Unidade beneficia municípios da Região Norte. Foto: Assessoria/ Welysson Torquato


Pedro Davi ressaltou o conceito da unidade. “Aqui em Porto Calvo inicia a operação de um projeto que veio com um conceito de ganhar tempo para os municípios em logística e também em economia. É um projeto de transbordo de resíduos domiciliares. Ao invés do município se deslocar com seus equipamentos para o aterro sanitário sediado na cidade do Pilar, ele não precisa se deslocar, ele vem pra cá e faz a disposição aqui”, informou.

Pedro Davi (amarelo) e Eronita Sposito ressaltaram a importância do equipamento. Foto: Assessoria / Welysson Torquato



O gerente regional da Alagoas Ambiental ressaltou ainda que a unidade funciona toda de forma regular. “É uma área 100% licenciada pelo órgão ambiental, onde garante essa operação, e não pode o resíduo ser feito a disposição no solo. Funciona basicamente em pesagem e a disposição do descarrego nessas caçambas, que suportam até 35 toneladas de resíduos. O projeto é o conceito de economia e logística, redução de tempo”, ressaltou.

A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito (PSD), salientou que a obra é muito importante. “A importância dessa obra é que ela é fundamental. Ficou localizada em Porto Calvo e vai atingir os outros municípios por conta que a localização de Porto Calvo é até melhor e para a nossa coleta de resíduos. É super importante”, frisou.

O evento em Porto Calvo contou ainda com a participação do presidente do IMA, Ivens Leão; do presidente da Câmara de Porto de Pedras, Alan de Jesus; dos vereadores por Porto Calvo, Paulo Lélis, Aldir Siqueira, Maria da Presenta “Presenta”, Maria do Rosário “Zai”; entre outras autoridades.

Diversas autoridades participaram do ato. Foto: Assessoria /Welysson Torquato