Covid -19

Porto Calvo começa aplicar dose de reforço da vacina contra covid-19

Terceira dose está sendo aplicada em três grupos prioritários

Por Maurício Silva 11/10/2021 09h09
Porto Calvo começa aplicar dose de reforço da vacina contra covid-19
Vacinação contra covid-19 avança em Porto Calvo - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 no município. O imunizante começou a ser aplicado desde esse último fim de semana. A terceira dose contra o novo coronavírus está sendo aplicada em três grupos prioritários.

A dose de reforço está sendo aplicada para os seguintes grupos de pessoas: idosos a partir de 60 anos (após seis meses da segunda dose ou dose única); imunossuprimidos (após 28 dias da segunda dose ou dose única); e profissionais da saúde (após seis meses da segunda dose ou dose única).

O grupo de imunossuprimidos inclui: quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 menor 200 céls/mm3; uso de corticoides em doses de até 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune inclusas em uma lista do Ministério da Saúde; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias).

Para se vacinar contra o novo coronavírus no município, basta levar a documentação exigida (RG, CPF e cartão SUS) ao ponto de vacinação e ir acompanhado de um responsável (no caso de menores de idade a partir de 12 anos). A vacina está sendo aplicada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Penha, no Centro da cidade.