Selo UNICEF: Japaratinga adere à iniciativa; prefeito pede empenho de secretarias
Prefeito Déo pediu o engajamento de todos para a conquista do selo para o ciclo 2021-2024

A Prefeitura de Japaratinga deu início ao processo para a conquista do Selo Unicef. O município aderiu à iniciativa para o ciclo 2021-2024. O prefeito Déo, secretários municipais, vereadores, alunos, professores e a população em geral participaram do evento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), no auditório de um hotel, no centro da cidade.
Para a conquista do selo, é necessário que todas as secretarias trabalhem em conjunto para alcançar as metas exigidas pela Unicef. Educação, Saúde, Assistência Social, Infraestrutura são algumas das secretarias de fundamental importância no processo.
O objetivo do Selo Unicef é apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal brasileira a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A adesão é apenas o início de um longo processo. O município ainda participa de capacitações; recebe bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros; desenvolve um plano de ação; mobiliza a comunidade local para participar das decisões; acompanha a evolução de indicadores sociais; é monitorado; e, finalmente, é avaliado.
O prefeito Déo pediu que todos se empenhassem para que Japaratinga consiga o selo e continue sendo referência no Estado. “Peço que cada um faça a sua parte, pois no que depender do meu apoio, farei tudo o que estiver ao meu alcance. Sei que não está sendo fácil passar por tantos desafios, mas Deus está no controle de tudo e vamos conquistar esse importante selo”.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
Ao fazer a adesão ao Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.
Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes.
Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo UNICEF, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.
Com informações do site: https://selounicef.org.br/
Últimas notícias

Homem morde orelha da ex-companheira após discussão sobre pensão em Maceió

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
