Tecnologia

Novos tipos de entretenimento online conquistam usuários

Por 7Segundos 29/10/2021 10h10
Novos tipos de entretenimento online conquistam usuários
Novas opções de entretenimento como streaming, jogos de cassino e podcasts fazem sucesso entre os usuários - Foto: Divulgação

Ao longo dos últimos anos diversos novos tipos de entretenimento online têm conquistado cada vez mais usuários. De plataformas de streaming, passando por jogos de cassino até chegar a podcasts, aqui será possível saber os fatores por trás de todo esse sucesso.

Plataformas de streaming cresceram e já alcançam uma parcela significativa da população


Em uma pesquisa recente sobre o estado atual do mercado de streaming no país, realizada pelo Instituto QualiBest, foi revelado que enquanto apenas 40% possuem assinaturas de TV a cabo, mais de 66% dos entrevistados assinam pelo menos um dos diversos serviços de streaming disponíveis por aqui.

Preparado em um período que compreendeu de dezembro de 2020 até março de 2021 e com mais de 6.500 entrevistados de todas as faixas etárias e sociais, das mais diversas regiões do país, o estudo revelou que esse tipo de entretenimento é uma das principais preferências das classes A, B e C.

Um ponto interessante que foi revelado é que enquanto a classe A costuma assinar tanto o streaming quanto algum serviço de televisão paga, uma maioria significativa da classe B prefere somente o streaming (75%).

A classe C costuma escolher apenas um entre os dois serviços, mas ainda que de forma menos significativa que a B, também apresenta uma preferência pelo streaming em detrimento da TV por assinatura. Cerca de pouco mais da metade (52%) conta com pelo menos uma plataforma digital, enquanto pouco menos de um terço (27%) prefere a televisão paga.

Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Kantar IBOPE Media, revelou dados similares e apontou que cerca de 58% de todos os usuários da internet no Brasil, número que atualmente se encontra na casa dos 152 milhões ou 82,7% de toda a população nacional, assistiu mais programações de streaming.

Isso significa que o número de minutos diários em frente à televisão, notebook ou computador subiu de 1h12 para 1h49, ou seja, um aumento de 37 minutos. O Brasil, um país que começa a ter pontos de internet gratuito em cada vez mais lugares como terminais de ônibus, se tornou o segundo maior público da Netflix em todo o mundo.

Além dessa plataforma, outros serviços como Amazon Prime Video, Star+ e Disney+ também cresceram muito por aqui e, segundo dados da consultoria Allied Market Research, o mercado deve chegar em cifras de 1 trilhão de dólares até 2027 – o que representará uma expansão ainda maior do que a atual.

Jogos de cassino também conquistaram um número significativo de usuários

Jogos de cassino portugueses disponíveis por meio da 888casino conquistaram os brasileiros


Devido a proibição de jogos de cassino no Brasil os usuários não podem acessar cassinos diretamente no país. Entretanto os entusiastas nacionais têm acesso aos jogos de cassino disponíveis em Portugal de forma legal, segura e regulamentada, de modo que essa opção de entretenimento cresceu de forma muito acelerada ao longo dos últimos anos.

Para se ter uma ideia de quanto os jogos de cassino cresceram no país basta apenas realizar uma rápida comparação com o resto do mundo. Enquanto em 2020 o avanço mundial do setor ficou em 19%, no Brasil o percentual registrado foi de impressionantes 140%.

Existem diversos motivos para esse desenvolvimento, mas um dos principais é o fato de que é possível acessar todas as principais modalidades utilizando qualquer um dos diversos dispositivos conectados à internet, seja ele um computador poderoso, um notebook ou até mesmo um simples smartphone com custo acessível.

Essas modalidades contam com diversas mecânicas e temáticas diferentes, podendo ter inspirações em temas variados que vão de roqueiros famosos até filmes e grandes clássicos da literatura – tudo isso de forma simples e intuitiva que permite que qualquer pessoa possa jogar e se divertir por horas.

Acessíveis tanto em smartphones quanto em computadores por meio de plataformas como a 888 Casino, que permite acessar os cassinos portugueses e é considerada por muitos uma das melhores operadoras de casino online disponíveis, esses jogos proporcionam uma ótima alternativa de lazer descompromissado para os seus usuários e o número de entusiastas deve crescer ainda mais no futuro.

Podcasts também se tornaram uma opção popular


O terceiro tipo de entretenimento que cresceu de forma expressiva nos últimos anos é o dos podcasts. Assim como ocorreu com o streaming e os jogos de cassino, o desenvolvimento foi tão expressivo que o Brasil se tornou um dos locais mais populares do mundo em relação a essas atividades.

Nesse sentido, um estudo recente realizado pela Rede Globo em parceria com o Ibope colocou o país na quinta posição mundial em relação ao aumento da criação de novos podcasts – algo que demonstra que a produção nacional está mais variada do que nunca.

Somente de 2019 a 2020, o número de ouvintes no Brasil aumentou mais de 7 milhões e atualmente cerca de 28 milhões de pessoas escutam os diversos conteúdos disponíveis, que contam com temas variados que vão do futebol até chegar em ciências.

A pesquisa realizada pela Globo demonstrou que pouco mais da metade dos usuários se encontra na faixa dos 25 a 34 anos e são do gênero masculino, mas as mulheres e outras faixas etárias têm crescido cada vez mais. O principal dispositivo utilizado é o smartphone, mas tablets e notebooks também aparecem como favoritos.

Inclusive, vale mencionar que o período em que essas produções são consumidas varia muito, mas as pesquisas apontam que os principais locais em que os brasileiros escutam podcasts são durante a realização de tarefas domésticas como limpar a casa e cozinhar (48%), seguido de pano de fundo para a navegação na internet (38%) e programa antes de dormir (25%).

Quase metade do público consome entretenimento voltado aos seus interesses pessoais (41%), seguido por pessoas curiosas em relação a esse modelo de áudio (27%) e indicações de programas por familiares e amigos (26%).