Justiça

Homem é condenado por homicídio qualificado em Japaratinga

Crime ocorreu em outubro de 2020 e chocou moradores

Por Maurício Silva 10/11/2021 11h11 - Atualizado em 10/11/2021 11h11
Homem é condenado por homicídio qualificado em Japaratinga
Crime ocorreu no assentamento Paraíso "Sítio Cais" - Foto: Maurício Silva

Um dos crimes que mais chocou os moradores do Litoral Norte de Alagoas teve a sua sentença proferida: o homem foi condenado por homicídio qualificado da própria companheira. O ato criminoso ocorreu no dia 8 de outubro de 2020 no sítio Cais, na cidade turística de Japaratinga. O julgamento ocorreu nesta terça-feira (9), no Fórum Domingos Fernandes Calabar, em Porto Calvo.

O réu José Gilvan da Silva foi a júri popular em Porto Calvo e o julgamento foi cheio de expectativa diante da tamanha brutalidade do crime, que teve como vítima fatal Isactania da Silva Vanderley, de 34 anos de idade. Ela foi encontrada morta durante a madrugada do dia 8 de outubro do ano passado.

De acordo com a sentença, o réu confessou que atingiu a vítima, causando lesão corporal seguido de morte. Os jurados reconheceram por maioria, e também entenderam por maioria, que o acusado não quis o resultado morte nem assumiu o risco de produzi-lo, afastando o crime doloso contra a vida.

A 2ª Vara de Porto Calvo condenou José Gilvan da Silva a quatro anos de reclusão. Tendo em vista a quantidade da pena aplicada e mais, diante da imposição do regime aberto, concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade.

O crime

Isactania da Silva Vanderley foi brutalmente morta na madrugada do dia 8 de outubro de 2020. O corpo foi encontrado em um terreno às margens da rodovia AL 465 com ferimentos nos olhos, parte do cabelo cortado e com as roupas rasgadas. A Polícia Civil inicialmente tratou o caso como feminicídio (assassinato de mulher cometido em razão do gênero).