Geral

Quando é que vale a pena mudar o campo de trabalho?

Por 7Segundos 22/11/2021 12h12
Quando é que vale a pena mudar o campo de trabalho?
Quando é que vale a pena mudar o campo de trabalho? - Foto: Divulgação

No mundo atual, não é difícil as pessoas mudarem de emprego por uma variedade de razões. No entanto, mudar de emprego ou encontrar um novo empregador nem sempre é a resposta. Por vezes até um profissional experiente percebe que é tempo de mudar completamente a sua carreira.

Mas o que é preciso e como saber se uma decisão tão drástica será benéfica? Vejamos os principais sinais de que poderá precisar de uma mudança completa de carreira.

Mudar de empresa não o faz feliz


Normalmente, se uma pessoa estiver descontente com a sua posição atual, o problema pode ser resolvido muito simplesmente encontrando outra posição, mais interessante, no mesmo campo (https://anywhere.epam.com/en/freelance-remote-backend-developer-jobs). Um novo ambiente, uma equipa amigável e objetivos e políticas da empresa de acordo com os seus planos podem rapidamente restaurar a sua motivação.

Mas nem sempre funciona. Se depois de mudar de empresa não se sentir satisfeito, e mesmo as melhores condições não o fizerem feliz, vale a pena pensar nisso. Se não é a primeira vez que se encontra nesta situação, é mais provável que experimente um novo emprego.

Não quer desenvolver-se profissionalmente na sua antiga área


Pense em onde se vê daqui a alguns anos? Se a ideia de ter de desempenhar as mesmas funções que desempenha agora o faz estremecer, pode não ser adequado à sua especialização atual. Analise os seus objetivos e planos e pense no que gostaria de fazer no futuro.

O seu trabalho atual está a cansá-lo


Fadiga, falta de vontade obstinada de assumir tarefas de trabalho e tédio avassalador podem ser sinais perigosos de esgotamento. Contudo, se após um bom descanso e consulta com um especialista não tiver vontade de voltar às suas funções habituais, poderá ser altura de mudar o seu campo de trabalho. Pense em que profissão lhe interessa e em como difere exatamente da sua posição atual.

Não pode desenvolver as suas aptidões e capacidades


Mesmo que seja bom no seu trabalho e o seu salário seja bom, pode sentir-se insatisfeito com a sua profissão porque as suas aptidões e capacidades não estão a ser utilizadas em todo o seu potencial e/ou não estão a ser desenvolvidas. Afinal, o desenvolvimento profissional é um elemento importante de auto-atualização, por isso faz uma grande diferença para o gozo da vida.

Além disso, os valores e preferências podem mudar, por isso não é surpreendente que certos aspectos do trabalho já não sejam do seu agrado. Encontrar uma nova posição no mesmo campo ou uma grande mudança na especialização pode ajudar.

Está disposto a dar-se ao trabalho de recomeçar tudo de novo


Mesmo que tenha sonhado em fazer uma mudança de carreira durante muito tempo, as mudanças são sempre acompanhadas de stress e problemas. Avaliar se está pronto para um passo tão drástico - afinal, é provável que tenha de começar do zero num novo campo, reconstruir a sua reputação nos círculos profissionais e ganhar experiência para um aumento salarial apenas após algum tempo.

Além disso, dominar novas competências não é fácil - por exemplo, a mudança de um profissional de marketing SMM para um Java developer ou para empregos de Senior Developer requer muita reciclagem e formação, o que é caro e demorado. Contudo, se as dificuldades não o assustam, e os novos conhecimentos apenas despertam interesse e aspiração, vale a pena tentar. Afinal de contas, pode ser aqui que o sucesso o espera!