Educação

Atividades presenciais no Ifal Maragogi voltam dia 1º de dezembro

Retornam ao campus os estudantes dos 1°, 2° e 3° anos de Agroecologia e de Hospedagem. O 4° ano permanece remoto

Por 7Segundos, com Assessoria 22/11/2021 15h03
Atividades presenciais no Ifal Maragogi voltam dia 1º de dezembro
Atividades presenciais no Ifal Maragogi voltam dia 1º de dezembro - Foto: Assessoria

As atividades acadêmicas voltam presencialmente a partir do dia 1° de dezembro, deste ano, ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, após quase um ano e nove meses desde que fechou as salas de aula por conta da pandemia de coronavírus. Retornam a instituição os estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos dos cursos técnicos de Agroecologia e de Hospedagem. O quarto ano continua remoto até a conclusão do ano letivo, em março de 2022.

A diretora de Ensino do campus, Edinéia Alves Homem, explicou que os dias de atividades presenciais serão por municípios para facilitar a logística do transporte público. Isso quer dizer que estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos que residem numa mesma cidade terão que vir no mesmo dia para participar das programações acadêmicas, no Ifal Maragogi.

“Pensamos a princípio separar por turmas. Queríamos trazer os primeiros e segundos anos; depois, os terceiros e quartos. Quando fomos colocar isso no papel (chegamos a fazer esse trabalho de triagem), percebemos que alguns ônibus ficaram lotados e outros quase vazios. Nós concluímos que a melhor coisa, nesse momento, foi separar por município”, esclareceu Edineia Alves. Ela acrescentou que a unidade de ensino está expedindo ofícios às prefeituras quanto à necessidade de transporte público para o regresso às atividades acadêmicas presenciais.

Os alunos dos quartos anos de Agroecologia e de Hospedagem ficarão apenas no ensino remoto até março de 2022, mês de conclusão do ano letivo. A decisão foi tomada porque alguns já estão em estágio curricular e outros trabalhando. “Nós nos reunimos com os quartos anos em relação a essa necessidade. Tomamos a decisão em comum acordo envolvendo Pró-Reitoria de Ensino, Conselho do Campus Maragogi e os próprios alunos”, destacou.

Normas de biossegurança foram adotadas para circulação na unidade de ensino

O campus Maragogi está seguindo protocolos de biossegurança estabelecidos por autoridades sanitárias e Instituto Federal de Alagoas para a volta segura da comunidade interna. Uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel ao público fazem parte dessas medidas, além do trabalho educativo. “Vamos ter orientação com relação a esses protocolos, que serão os primeiros assuntos que abordaremos assim que os alunos chegarem ao campus”, avisou Edineia Alves. Caso alguém apresente sintomas de Covid, a equipe de saúde do campus está preparada para identificar casos suspeitos e tomar as providências adequadas.

A diretora de Ensino informou ainda que não haverá prejuízo educacional ao aluno que permanecer estudando em casa por decisão dos pais ou responsáveis devido à presença de algum morador da residência que compõe o grupo de risco à Covid. “Essa atividade que faremos não exclui as aulas remotas que estão ocorrendo. Ele fica em casa e terá os conteúdos normalmente. Isso não vai afetar em nada o ensino-aprendizagem dele nesse momento”, disse.

Para definir o dia da volta dos trabalhos com público, o campus Maragogi precisou aguardar a publicação de normas do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Alagoas. “Houve muita cobrança para o retorno, mas não tínhamos autorização ainda. Nós dependíamos da Pró- Reitoria de Ensino e só a partir da publicação dos normativos, pudemos organizar nosso regresso”, falou. Desde o dia quatro de novembro, os servidores técnicos-administrativos estão no Ifal preparando a unidade para receber as pessoas.

DATA         TURNO       MUNICÍPIO
1/12/21     Manhã       Maragogi, Japaratinga, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São José da Coroa Grande.

1/12/21     Tarde         Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo.

2/12/21     Manhã       Porto Calvo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

7/12/21     Manhã       Maragogi, Japaratinga, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São José da Coroa Grande.

7/12/21      Tarde       Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo.

9/12/21       Manhã    Porto Calvo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

14/12/21     Manhã     Maragogi, Japaratinga, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São José da Coroa Grande.

14/12/21     Tarde      Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo.

15/12/21      Manhã    Porto Calvo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.