PL anuncia filiação de Bolsonaro para 30 de novembro
Evento, que deveria ocorrer na segunda (22), foi adiado por falta de acordos para candidaturas a governos estaduais, bem como para direções partidárias
O Partido Liberal (PL) anunciou nesta terça-feira (23) que a filiação do presidente Jair Bolsonaro acontecerá no próximo dia 30 de novembro. O evento deverá ocorrer às 10h30, em Brasília, informou a sigla.
“A definição da data é produto do encontro que, na tarde de hoje, 23, reuniu o presidente da República e o Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto”, diz comunicado do PL.
A data inicial de filiação do presidente projetada pelo PL era segunda-feira (22). Porém, a falta de acordos para candidaturas a governos estaduais, bem como para direções partidárias em estados do Nordeste, levou a uma suspensão do evento partidário.
No comunicado divulgado nesta terça (23), o partido não explica qual foi o teor da conversa que levou a definir a data de filiação de Bolsonaro.
Neste final de semana, segundo adiantou o analista de política da CNN Gustavo Uribe, o presidente avisou que pretendia definir em breve o seu destino político e que deveeria marcar nesta semana um encontro com o dirigente da legenda.
A intenção de Bolsonaro seria de fechar detalhes sobre palanques estaduais para o ano que vem, após a executiva nacional do partido ter acenado com uma “carta branca” para a entrada do presidente, e discutir a lista de candidatos a deputados federais.
“Carta branca” a Bolsonaro
Em conversas reservadas, o presidente já sinalizou que só irá se filiar à sigla quando forem solucionados entraves estaduais, como o apoio do partido em São Paulo, e que, caso ainda restem assuntos pendentes, pode marcar a nova data de filiação para o início do ano que vem.
O desacordo entre Bolsonaro e Valdemar criou um mal-estar na sigla, o que obrigou a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, e o ex-senador Magno Malta a atuarem como bombeiros, arrefecendo os desentendimentos entre o presidente e o dirigente partidário.
Segundo assessores palacianos, para definir a sua filiação à legenda, o presidente também tem solicitado espaço para aliados dele na executiva nacional do PL, hoje formada em sua maioria por nomes de confiança de Valdemar. Procurada pela CNN Brasil, na segunda-feira (22), a assessoria de imprensa do PL não respondeu à reportagem.
Na última quarta-feira (17), para tentar facilitar a filiação do presidente, a executiva nacional do PL decidiu em dar “carta branca” ao presidente Valdemar Costa Neto para que ele negocie a filiação diretamente com Bolsonaro.
Em nota, o PL afirmou que “está pronto e alinhado para receber o presidente em todos os estados” e que o presidente nacional da legenda “tem carta branca para conduzir e decidir sobre a sucessão presidencial e a filiação” de Bolsonaro.
Últimas notícias
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
