4ª Dose para imunossuprimidos começa ser aplicada em Alagoas
População deve procurar postos de vacinação de cada município alagoano
O Ministério da Saúde (MS) reduziu de cinco para quatro meses o intervalo para dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que as doses começam a ser aplicadas nesta segunda-feira (20) nos postos de vacinação dos municípios alagoanos.
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, podem tomar a dose de reforço pessoas maiores de 18 anos que receberam a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado, e todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). Ou seja, pacientes imunossuprimidos receberão uma quarta dose.
A nota ainda informa que a vacina utilizada será, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca). Já as pessoas que receberam a vacina Janssen e têm 18 anos ou mais devem receber uma dose de reforço pelo menos 2 meses após receber o esquema primário de vacinação com uma dose.
São considerados imunossuprimidos os portadores de imunodeficiência primária grave; quem está fazendo quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); pacientes em uso de drogas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de pacientes em uso de corticóides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações); pacientes com condições autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as doses já começaram a ser distribuídas para os municípios e é de fundamental importância que todos completem seus esquemas vacinais. “Vamos começar a cumprir aqui em Alagoas distribuindo as doses para os municípios. Uma outra situação é em relação as crianças: a Anvisa já aprovou, mas o Ministério da Saúde ainda não comprou essas vacinas. São vacinas diferenciadas, então, Alagoas está pronta aguardando essas vacinas para iniciarmos a vacinação das crianças que serão vacinadas com Pfizer”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
