Mundo

Magawa, o “rato herói” que farejava minas terrestres, morre aos oito anos

Roedor encontrou mais de 100 dispositivos explosivos durante seu serviço no Camboja

Por CNN Brasil 11/01/2022 19h07
Magawa, o “rato herói” que farejava minas terrestres, morre aos oito anos
Magawa nasceu no Camboja e ajudava o país a desativar minas terrestres que foram deixadas para trás em guerras - Foto: Reprodução/PDSA UK/Reuters

Magawa, o “rato herói” cujo trabalho de farejar minas terrestres no Camboja lhe rendeu uma medalha por bravura salvadora, morreu aos oito anos de idade.

O rato gigante africano encontrou mais de 100 minas terrestres e outros explosivos durante seu serviço, de acordo com a APOPO, a organização não governamental de remoção de minas que o treinou.

Seu trabalho o levou a ganhar uma medalha de ouro da instituição de caridade veterinária britânica People’s Dispensary for Sick Animals em 2020.

Anunciando a notícia nesta terça-feira (11), a APOPO disse: “É com o coração pesado que compartilhamos a triste notícia de que o rato herói Magawa faleceu pacificamente neste fim de semana”.

“Magawa estava com boa saúde e passou a maior parte da semana passada brincando com seu entusiasmo habitual, mas, no fim de semana, ele começou a desacelerar, cochilando mais e mostrando menos interesse em comida em seus últimos dias. Magawa havia comemorado recentemente seu aniversário, em novembro, chegando aos oito anos de idade”, complementou a nota.

No tributo também estava escrito que Magawa deixou um “legado duradouro nas vidas que ele salvou”, acrescentando: “Todos nós da APOPO estamos sentindo a perda de Magawa e somos gratos pelo trabalho incrível que ele fez”.

Magawa, que se aposentou no ano passado, é o “rato herói” de maior sucesso da APOPO até hoje, disse a organização.

“Sua contribuição permite que as comunidades no Camboja vivam, trabalhem e se divirtam sem medo de perder a vida ou um membro”, acrescentou a organização.

Ratos gigantes africanos são inteligentes e fáceis de treinar – Magawa começou a treinar desde muito jovem.

Ele nasceu em novembro de 2013, na Universidade de Agricultura de Sokoine, na Tanzânia, onde aprendeu a encontrar explosivos usando seu incrível olfato, disse a APOPO. Três anos depois, mudou-se para Siem Reap, no Camboja, onde iniciou sua carreira.

APOPO treina os ratos para detectar o cheiro dos produtos químicos explosivos usados ​​nas minas terrestres e apontá-los para seus especialistas.

O trabalho de Magawa ajudou a organização a limpar mais de 225 mil metros quadrados de terra no Camboja, onde décadas de conflito deixaram a paisagem repleta de perigosos artefatos não detonados.