Sedetur investe na elaboração de Plano Diretor de cidades turísticas
Dois destinos já estão com estudos técnicos em execução e outros quatro em processo de licitação

Com foco no ordenamento e desenvolvimento territorial, o Governo de Alagoas, através da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), está investindo na elaboração de planos diretores das principais cidades turísticas do estado. Dois deles, Porto de Pedras e Paripueira – que estão localizados na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, já estão em fase de execução.
Já os municípios de Japaratinga, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres estão com convênios celebrados na Sedetur e aguardam a tramitação do processo de licitação das empresas responsáveis para iniciar os estudos técnicos.
O planejamento territorial define o melhor modo de ocupar uma região, prevendo os pontos onde se localizarão atividades e todos os usos do espaço, convertendo os espaços da cidade em benefício para todos, além de garantir condições para financiar o desenvolvimento municipal e viabilizar a utilização dos recursos disponíveis de forma democrática e sustentável.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, o plano diretor assegura que os investimentos públicos sejam otimizados.
“É uma satisfação muito grande para o Governo de Alagoas poder contribuir para a organização de cada município do estado. O Plano Diretor vai fazer a diferença na organização do crescimento social e sustentável dessas cidades, garantindo que todas as pessoas tenham acesso aos benefícios e oportunidades que o meio ambiente urbano pode trazer; fazendo com que o investidor do turismo possa ali se instalar, atraindo cada vez mais visitantes”, expôs Marcius Beltrão.
Já o secretário de Turismo de Paripueira, Antônio Moura, expõe que a elaboração do Plano Diretor vai permitir que o município ande lado a lado com o desenvolvimento do litoral norte respeitando critérios turísticos e ambientais.
“Os benefícios do Plano Diretor são diversos. Os principais são que a cidade vai estar apta a crescer de forma ordenada, tendo um norte para que o município possa se desenvolver da melhor forma possível. No futuro teremos uma cidade mais estruturada, sustentável e turística, que está sempre preparada para receber o visitante da melhor forma possível”, destaca.
Além disso, o secretário Antônio Moura pontua que os que mais que se beneficiam com o Plano Diretor são os moradores do município que vão viver em uma cidade mais estruturada. "Cidades organizadas estão mais capacitadas a proporcionarem uma melhor qualidade de vida, onde o cidadão consegue viver, ter lazer e ainda cuidar da família!".
Como um projeto que tem efeito direto na vida dos alagoanos, a elaboração do Plano Diretor vai ser acompanhada, através de uma audiência pública, pela Sociedade Civil, entes públicos e privados, para que possam participar e opinar sobre o andamento e como funcionará todo o projeto. Após essa etapa, o município passa para o estágio de execução.
Além de Paripueira, a cidade de Porto de Pedras já está com o Plano Diretor licitado, para dar início à ordem de serviço. Japaratinga, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres são outros municípios alagoanos que estão com processos em tramitação.
Veja também
Últimas notícias

Discussão no trânsito pode ter motivado morte de motociclista em Maceió

PRF inicia Operação Corpus Christi 2025 em Alagoas

Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça-feira

Esporte Clube Traipu goleia o AMAFC-MT na estreia da Taça Brasil

Governo de Alagoas entrega Escola do Coração e Creche Cria em Taquarana, nesta terça (17)

PM é flagrado agredindo mulher com pedaço de pau durante festa em Batalha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
