Peld Costa dos Corais levará ciência para estudantes de Porto de Pedras
Projeto da Ufal foi selecionado no edital SBPC vai à Escola

Levar os saberes tradicionais de ecologia e a importância do oceano para a conservação da natureza para a sala de aula. É esse o projeto apresentado pelo Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (Peld CCAL) ao SBPC vai à Escola, que selecionou a iniciativa em seu edital de 2021.
As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto de Pedras, cidade do Litoral Norte do Estado onde as atividades ocorrerão. O município se encontra dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), e foi parceiro nas atividades do Peld é Comunidade 2021, quando foram realizadas ações de diálogo com as comunidades locais.

“A aprovação no edital possibilitará ampliarmos ações do Peld é Comunidade, ao levar aos municípios resultados das pesquisas além de ouvir quem vive a realidade local e tem tanto a nos ensinar”, diz Lídia Ramires, coordenadora de Comunicação do Peld CCAL.
A ação deve ajudar a promover a valorização da ciência em escolas públicas de ensino fundamental da APA, além de fortalecer a relação Universidade–Escola. “Nossa meta é transmitir esse papel aos professores do ensino fundamental, sempre buscando a sensibilização e a valorização do conhecimento científico, principalmente aquele construído em parceria com as comunidades tradicionais e locais”, destaca a coordenadora geral do Peld, Nídia Fabré.

Os pesquisadores buscarão criar um espaço para a conscientização sobre a importância da ciência, a conservação dos oceanos e a valorização dos saberes tradicionais dos pescadores e pescadoras. Usando atividades lúdicas como o Mar à Vista, desenho animado criado para levar temas importantes sobre a APACC para as crianças, experimentos para a restauração do mangue e o resgate da cultura milenar da pesca junto aos jovens e adultos.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
