Peld Costa dos Corais levará ciência para estudantes de Porto de Pedras
Projeto da Ufal foi selecionado no edital SBPC vai à Escola
Levar os saberes tradicionais de ecologia e a importância do oceano para a conservação da natureza para a sala de aula. É esse o projeto apresentado pelo Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (Peld CCAL) ao SBPC vai à Escola, que selecionou a iniciativa em seu edital de 2021.
As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto de Pedras, cidade do Litoral Norte do Estado onde as atividades ocorrerão. O município se encontra dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), e foi parceiro nas atividades do Peld é Comunidade 2021, quando foram realizadas ações de diálogo com as comunidades locais.

“A aprovação no edital possibilitará ampliarmos ações do Peld é Comunidade, ao levar aos municípios resultados das pesquisas além de ouvir quem vive a realidade local e tem tanto a nos ensinar”, diz Lídia Ramires, coordenadora de Comunicação do Peld CCAL.
A ação deve ajudar a promover a valorização da ciência em escolas públicas de ensino fundamental da APA, além de fortalecer a relação Universidade–Escola. “Nossa meta é transmitir esse papel aos professores do ensino fundamental, sempre buscando a sensibilização e a valorização do conhecimento científico, principalmente aquele construído em parceria com as comunidades tradicionais e locais”, destaca a coordenadora geral do Peld, Nídia Fabré.

Os pesquisadores buscarão criar um espaço para a conscientização sobre a importância da ciência, a conservação dos oceanos e a valorização dos saberes tradicionais dos pescadores e pescadoras. Usando atividades lúdicas como o Mar à Vista, desenho animado criado para levar temas importantes sobre a APACC para as crianças, experimentos para a restauração do mangue e o resgate da cultura milenar da pesca junto aos jovens e adultos.
Veja também
Últimas notícias
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Em Piranhas, menor é apreendido e jovem é preso com drogas e arma de fogo
Suspeito de tráfico e adulteração de arma ligado ao Comando Vermelho é preso em Rio Largo
Casal é conduzido à delegacia após briga com foice e machado na zona rural de Taquarana
Policiais do 6º BPM prendem em Maragogi suspeito de integrar facção criminosa que atua na região
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
