Alagoas

Veja imagens do suposto túnel do século 17 em Porto Calvo

Construção também pode ser do século 20 ou 19

Por Maurício Silva 24/02/2022 07h07 - Atualizado em 24/02/2022 07h07
Veja imagens do suposto túnel do século 17 em Porto Calvo
Túneis teriam sido construídos durante a ocupação holandesa no Brasil - Foto: 7Segundos

Depois que o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) publicou portaria que instaura procedimento preparatório de inquérito civil sobre uma suposta rede de túneis cortando o subsolo do histórico município de Porto Calvo, começaram a circular imagens de um dos possíveis túneis do século 17. Mas também há a possibilidade que a construção se remeta ao século 20 ou 19.

A existência dos túneis está no imaginário popular de Porto Calvo há séculos, mas exatamente desde o século 17 quando supostamente teria iniciado quando a cidade passou por um período dominada por holandeses, que teriam construído os acessos subterrâneos no município.

Veja aqui um vídeo:

O secretário de Cultura de Cultura de Porto Calvo, Adelmo Monteiro, disse que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já está por dentro de tudo que acontece. Monteiro, porém, informou que não nada ainda confirmado que se trata de um túnel construído no século 17.

O suposto túnel do século 17 descoberto recentemente fica em um empreendimento comercial no Centro da cidade e o Iphan já visitou o local. A Secretaria de Cultura do município também já sabe onde fica a construção e aguarda o Iphan.

A 2ª Promotoria de Justiça de Porto Calvo, por meio do promotor Rodrigo Soares da Silva, publicou na edição de terça-feira (22) do Diário Oficial Eletrônico (DOE) que seja oficiado a Prefeitura de Porto Calvo e o Iphan requisitando-lhes informações e documentos sobre os supostos túneis.

Veja mais um vídeo: