Turismo

Memorial Calabar é parada obrigatória do turismo histórico em Porto Calvo

Lugar é um dos mais importantes do período holandês no Brasil

Por Maurício Silva 03/09/2021 07h07 - Atualizado em 03/09/2021 08h08
Memorial Calabar é parada obrigatória do turismo histórico em Porto Calvo
Estátuas mostram o momento que Calabar foi morto por garroteamento - Foto: Isac Silva/7Segundos

O lugar foi palco de uma das cenas mais importantes do período holandês no Brasil: a morte por garroteamento de Domingos Fernandes Calabar. Atualmente o Memorial Calabar é parada obrigatória para quem gosta do turismo histórico cultural. O local em um antigo forte na histórica Porto Calvo é uma arena ideal para saber da história de um dos períodos mais relevantes do país.

O polêmico personagem Domingos Fernandes Calabar foi morto por garroteamento no dia 22 de julho de 1635 acusado do crime de lesa pátria por desertar do Exército Português e passar para o lado holandês. Exatamente 383 anos após a sua morte, foi realizado um julgamento histórico em Porto Calvo e ele foi absolvido e tornou-se herói nacional.

Frase de Calabar justificando a troca para o lado holandês. Foto: Isac Silva


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) colocou Porto Calvo como um dos principais destinos alagoanos na rota do turismo de imersão, tendo o Memorial Calabar como um dos principais pontos. A cidade histórica fica perto de importantes municípios turísticos de sol e mar como Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Esses turistas eventualmente quando visitam Porto Calvo vão ao Memorial Calabar para conhecer um pouco da história do Brasil.

Calabar foi morto por garroteamento em 1635. Foto: Isac Silva


O secretário de Turismo e Cultura de Porto Calvo, Adelmo Monteiro, confirmou que o memorial é um ‘ponto obrigatório’ de visitação na cidade. “É um marco que representa os personagens da história”, disse ele. O local fica em frente ao Hospital Municipal São Sebastião (Centro), onde funcionou um antigo forte de guerra no período holandês.

Memorial Calabar é um importante ponto turístico de Porto Calvo. Foto: Isac Silva


Adelmo Monteiro contou que a Prefeitura de Porto Calvo pretende colocar guias de turismo no Memorial Calabar e em outros lugares históricos da cidade. Ele disse, inclusive, que solicitou que sejam feitos cursos para guias no município. “É um local de suma importância de visitação que conta um pouco do passado da nossa história”, ressaltou.

O Memorial Calabar em Porto Calvo foi criado na segunda gestão do ex-prefeito Carlos Eurico Leão e Lima “Kaika” (2009-2012) e desde então tornou-se um dos atrativos turísticos da cidade do Norte de Alagoas. As estatuas foram feitas pelas mãos do artista pernambucano Manoel Claudino Silva Filho. O local foi restaurado na gestão do ex-gestor David Pedrosa (2017-2020) e agora vem passando por uma nova restauração na gestão Eronita Sposito.

Local passa por uma nova restauração. Foto: Isac Silva