Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase ganha núcleo em Maragogi
Núcleo foi instalado nesta quarta-feira
O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) ganhou um núcleo no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. O núcleo foi instalado na cidade litorânea nesta quarta-feira (30) durante encontro na sede da Coopeagro.
Na oportunidade, o coordenador nacional do movimento, Artur Custódio, assinou o termo de compromisso para atuar na campanha global do Embaixador da Boa Vontade da OMS para eliminação da hanseníase, Não Esqueça da Hanseníase.
O termo foi assinado junto ao prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto, a secretária de Assistência Social, Márcia Fidelis, ao secretário de Saúde, Francisco Lins e a Dra. Clódis Tavares, coordenadora nacional da Rede Universitária de Enfrentamento à Hanseníase, RedeHans e parte da Diretoria Colegiada do Morhan Nacional.
A agenda também contou com a apresentação dos dados locais feitos pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Maria José de Oliveira. O prefeito Sérgio Lira destacou que o Município de Maragogi vai abraçar a causa.
A instalação do núcleo Maragogi é estratégico para a região. De acordo com Artur Custódio, o objetivo da instauração do núcleo e parceria com a Secretaria de Saúde e Bem Estar local, é fortalecer o enfrentamento à hanseníase de forma transversal nas políticas públicas da região, com o viés dos direitos humanos.
Confira como ficou a diretoria do núcleo Morhan Maragogi:
-- Coordenação
*Bárbara Alexsandra Farias Costa
*Ana Luíza Silva Albuquerque
--Secretários Gerais
* Sebastião Ramos
* Maria José da Silva Oliveira
-- Secretários de Comunicação
*Isac Silva
*Maurício dos Santos Silva
-- Tesoureiros
*Almirene da Silva Campos Viegas Machado
*Jhonatan Edneyson Silva
-- Conselheiros Fiscais
*Benedito Viegas Machado
*Marcos da Silva
* Raquel de Lima Matias Santos
*Maria Mirtes Leal Melão do Nascimento