Trânsito

SMTT inicia nova campanha educativa no trânsito em Maragogi

Ação começou na manhã desta quarta-feira

Por Maurício Silva 06/04/2022 16h04 - Atualizado em 06/04/2022 16h04
SMTT inicia nova campanha educativa no trânsito em Maragogi
SMTT inicia mais uma campanha educativa em Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou na manhã desta quarta-feira (6) mais uma campanha educativa no trânsito no município de Maragogi. O projeto na cidade do Litoral Norte de Alagoas começou no ano de 2017.

Os agentes de trânsito estão em vários pontos da cidade litorânea conscientizando os condutores de veículos sobre as leis de trânsito. As irregularidades mais comuns flagrantes na Capital da Costa dos Corais tratam-se da ausência de capacete para quem trafega de moto e menor de idade conduzindo automóvel.

Agente de trânsito passa orientações em Maragogi. Foto: Isac Silva

O superintendente da SMTT, Rodrigo Lyra, disse que o intuito não é notificar o cidadão, mas quem conduz algum tipo de veículo precisa andar corretamente. “A educação que nós estamos fazendo é a conscientização do uso do capacete na cidade; do menor de idade dirigindo, uma vez que não pode e isso é crime, o pai ou responsável responde penalmente sobre isso. Maragogi hoje está com um número muito grande do pessoal menor de idade dirigindo, se deslocando, ‘dando grau’, empinando moto na cidade, pondo em risco a vida dele mesmo e dos outros que estão circulando na cidade. O racha também estamos de olho”, ressaltou.

Rodrigo Lyra informou que esteve nesta terça-feira (5) em reunião na Promotoria de Justiça de Maragogi. Ele disse que a SMTT recebeu todo o apoio da promotora Francisca Paula de Jesus para manter a ordem no trânsito na cidade turística para que não venha ocorrer acidentes e que o órgão ajude a prevenir sinistros de trânsito.

Ação educativa começou nesta quarta-feira em Maragogi. Foto: Isac Silva

Lyra acrescentou que o trânsito já foi municipalizado e a SMTT já pode notificar, mas ressaltou que a campanha é fundamental. “A gente tem várias situações em Maragogi que a campanha educativa ela vem para ajudar. Há uma cultura no interior que o cidadão anda sem o capacete, o cidadão que estaciona no lugar que é proibido. Essa situação de estacionamento proibido, onde é sinalizado, essa situação de contramão de direção, isso não cabe mais educação no trânsito, isso está no CTB (Código Brasileiro de Trânsito)”, informou.

Durante a ação educativa pela manhã em Maragogi, quatro veículos foram retidos e só foram retirados com a chegada dos responsáveis por conta que os automóveis estavam sendo conduzido por pessoas menores de idade.

O bugueiro Amilton Manoel dos Santos ‘Comandante Amilton’ aprovou a iniciativa. “Eu acho que é importante! No comando do Rodrigo Lyra e os demais que estão à frente desse trabalho e eu acho que é importante para a vida da gente e do turista. O turista que vem nos visitar para que o buggy esteja no conforto melhor, esteja tudo bem. A gente já paga um seguro e uma vistoria dessa ajuda demais. Parabéns ao pessoal que trabalha na prefeitura”, enfatizou.

Proprietários de buggys são orientados em Maragogi. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*