Oportunidades

Prefeitura de Maragogi investe em qualificação profissional

Por 7Segundos, com Assessoria 13/04/2022 15h03
Prefeitura de Maragogi investe em qualificação profissional
Prefeitura de Maragogi investe em qualificação profissional - Foto: Assessoria

Mais qualificação profissional. Em um movimento coordenado da gestão pública, surge um projeto de qualificação da mão de obra local que vem a atender a um antigo anseio de empresários e maragogienses. O projeto iniciou-se em meados de 2021 quando surgiu o primeiro centro especializado em qualificação de Maragogi: o CQP Zuleide Lyra. 2022 vê o projeto em seu auge: há cursos nas mais diversas áreas e para os mais diversos públicos.

Turismo qualificado

Para o turismo, o projeto é voltado especificamente aos prestadores turísticos da cidade, tendo início em 2021 por meio de cooperação junto às pastas do Trabalho e Educação. Em pouco menos de um ano já foram capacitados mais de 300 prestadores municipais, os quais assistiram a aulas de Conduta Consciente, Atendimento ao Público, Primeiros Socorros, entre outras. As aulas fazem parte de uma das etapas de um projeto maior da Secretaria de Turismo com foco no ordenamento da atividade e na profissionalização dos prestadores locais já atuantes no setor. Novas turmas estão previstas para maio de 2022.

Além da participação nos cursos, os prestadores, linha de frente no contato com o turista, foram chamados a um cadastro público instituído por lei que verificou fatores importantes para a atividade - entre eles, antecedentes criminais e residência local comprovada, combatendo aqueles que operam de má-fé nesse importante mercado. O Secretário Municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, comenta sobre a relevância do projeto: “Qualificar a linha de frente do turismo em sintonia com o que há de mais moderno no atendimento ao visitante é um de nossos principais eixos de atuação. Trabalhadores qualificados prestam um serviço de maior qualidade, responsabilidade e confiabilidade, o que se traduz em mais satisfação para nossos visitantes, cada vez mais exigentes quando em visita à Maragogi”.

Além da Educação Básica

Assim como para o turismo, o CQP de Maragogi é peça-chave de um futuro melhor para os alunos da educação básica. Artur Cavalcanti, secretário de Educação, expõe: “O Centro possibilitará aos nossos alunos do EJA FIC a conclusão do Ensino Fundamental concomitante a uma formação profissional, facilitando a inserção no mercado de trabalho.” Ao final de 2021 foi ofertado o curso de Empreendedorismo aos alunos do EJA, atendendo alunos da zona urbana e rural de Maragogi. O curso introduziu importantes conceitos à atividade empreendedora, com aulas práticas envolvendo a construção de um plano de negócios, escolha de segmento, marca, etc. Além disso, em abril de 2022 a SEMED local abriu 170 vagas para o curso de Inglês, importante requisito do mercado de trabalho moderno. Para o sucesso do curso, os professores receberam todo o material didático bem como equipamentos de som para a docência diária.

Democratização no acesso à qualificação

A pasta do Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda também tem investido na qualificação. Em parceria com a Educação, está sendo ofertado no CQP o curso de Camareira em Meios de Hospedagem, que teve suas inscrições abertas em março de 2022 pela Secretaria do Trabalho àqueles que desejam ingressar nos empreendimentos hoteleiros locais. A gestora da pasta, Poliana Nascimento, ressalta a importância da iniciativa: A gestão pública municipal possui um programa de qualificação em que várias pastas, dentro das suas atribuições, o executam. A Secretaria do Trabalho qualifica os trabalhadores que desejam se inserir no mercado de trabalho, bem como os MEIs; o Turismo atende o profissional do ramo que está na linha de frente da atividade; A SEMED possui as turmas da educação de jovens e adultos com formação inicial e continuada; a Assistência Social possui curso de Corte e Costura para diversas mulheres assistidas; e a Coordenadoria da Juventude tem oferecido diversos outros cursos aos jovens locais”.

Por falar em Juventude, a Coordenadoria sob gestão de Davi Cavalcanti tem sido um grande destaque. São diversos cursos abertos especialmente à faixa jovem, compreendendo adolescentes e jovens adultos. Em sintonia com o exigido pelo mercado de trabalho, foram ofertados pela Coordenadoria, por exemplo, cursos de Informática, Atendimento ao Público, Cinema, entre outros. Aproveitando a oportunidade de contato direto com os jovens, a Coordenadoria também articula a emissão de importantes documentos para o ingresso no mercado, tais como RG e inscrições para o ENEM.

Convergência de Forças

O Centro de Qualificação Profissional (CQP) Zuleide Cavalcante de Lyra dispõe de instalações com diversos laboratórios de ensino para a oferta dos mais variados cursos, sendo utilizado para projetos de diversas secretarias municipais. Por meio de um esforço convergente da Gestão, o projeto de qualificação de Maragogi tem sido um grande sucesso, dada a alta procura pelos cursos, o que denota que a coordenação empreendida pelo setor público por meio de suas secretarias e coordenadorias municipais têm dado certo.

Serviço

O CQP de Maragogi funciona de segunda à sexta, em três turnos, localizado na Avenida Governador Afrânio Lages, próximo à pousada Vila Moana. Os cursos são divulgados diariamente por meio das redes sociais da Prefeitura e de suas secretarias, com prazo para inscrições.