Educação

Inscrição para primeira especialização do Litoral Norte começa segunda

Candidato deve ficar atento às regras de seleção contidas no edital para não ser desclassificado em nenhuma fase do processo

Por Assessoria 06/05/2022 15h03
Inscrição para primeira especialização do Litoral Norte começa segunda
Cursos acontecem no Ifal Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

As inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências da Natureza e Matemática começam na próxima segunda-feira (9) e vão até 31 deste mês. O candidato que quer ingressar na especialização precisa ficar atento às regras da seleção descritas no edital para não ser desclassificado e perder a oportunidade de cursá-la, aos sábados, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maragogi.

Conforme edital, o processo seletivo ocorre em duas etapas: análise do pré-projeto (caráter eliminatório) e avaliação do currículo (caráter classificatório). O coordenador da especialização, Mateus Queiroz, destaca que o candidato precisa ter o máximo de cuidado na hora de escrever seu documento a fim de que ele esteja coerente com a uma das quatro linhas de pesquisa: ensino de Biologia; ensino de Física; ensino de Matemática; ensino de Química;

“Outros elementos que serão avaliados são a justificativa sobre a relevância do problema na área de ensino escolhida, a clareza nos objetivos,a metodologia adequada e a apresentação das fontes utilizadas, além da coesão textual e a possibilidade de realizar o cronograma”, destacou Mateus. Ele ressaltou que o candidato deve evitar o“copiou/colou” e a utilização de ideias e frases de terceiros sem fazer a devida citação. “Tudo isso que foi exposto deve ser acompanhado de uma escrita de acordo com as normas da Língua Portuguesa e da ABNT”, enfatizou. A pontuação vai de zero a cem nessa fase.

A segunda etapa do processo seletivo é a avaliação do currículo, que colocará os candidatos em ordem classificatória. A pontuação também é de zero a cem. Mateus Queiroz cita que o tempo de docência do candidato e os projetos de ensino ajudam a elevar a pontuação de quem está concorrendo à especialização, mas há outros elementos que contribuem no somatório da nota.

“Temos também que prestar atenção aos itens como participação em eventos sociais e culturais, artigos em eventos e capítulos em livros. É bom lembrar que só serão aceitas pontuações com comprovação legível”, alertou o coordenador do curso. O período que a banca analisará os currículos vai de 22 a 30 de junho.

Graduados em Matemática, Física, Biologia, Química e Pedagogia podem fazer inscrição

Segundo o edital, podem participar da disputa das vagas portadores de diploma de graduação, em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente, atuando na rede pública de ensino e com formação em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia. Também podem se inscrever portadores de diploma de outras graduações que comprovem efetivo exercício docente em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática.

A inscrição será feita de forma online e o primeiro passo é preencher o cadastro com dados pessoais. É necessário informar o CPF. Depois desse processo, o interessado pode efetuar sua inscrição até às 23h59min do dia 31 de maio. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 12 de julho. O período de matrícula vai de 19 a 22 de julho e a aula inaugural ocorrerá em 6 de agosto.

O edital de seleção informa que as 48 vagas da Especialização em Ciências da Natureza e Matemática estão divididas da seguinte forma: Matemática (16), Física (8), Química (8) e Biologia (16). Há reservas de vagas para negros, quilombolas e indígenas, pessoas com deficiência, candidatos da rede pública de ensino básico, candidatos do Ifal e ampla concorrência.

Faça sua inscrição e baixe o edital da especialização em Ciências da Natureza e Matemática