Comunidade

Esgoto a céu aberto incomoda moradores do Centro de Maragogi

Fato prejudica moradores da Rua da Colônia e adjacências

Por Maurício Silva 27/06/2022 14h02 - Atualizado em 27/06/2022 18h06
Esgoto a céu aberto incomoda moradores do Centro de Maragogi
Esgoto incomoda moradores da Rua da Colônia - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Desde que as constantes chuvas que castigam Maragogi neste mês de junho de 2022 se intensificaram, os moradores da Rua da Colônia de Pescadores e adjacências, no Centro da cidade litorânea, estão incomodados com um esgoto a céu aberto na comunidade. O esgoto também fica nos arredores da praça Maria Vicencia de Lima Lyra.

Além de a rua ficar alagada e praticamente intransitável para pedestres em alguns pontos, a fedentina (inclusive de fezes) toma conta da localidade. Os moradores também estão temerosos com o possível aumento de doenças na comunidade devido ao problema.

Esgoto toma conta da Rua da Colônia. Foto: Isac Silva


O senhor Jailson de Barros Lins, de 68 anos de idade, está muito incomodado. “Quando bate o Inverno mexe no saneamento e fica tudo entupido por aqui. Choveu aqui estoura tudo e ninguém pode passar e tem fezes e tudo. Ontem mesmo muitas fezes por aqui”, contou.

Outro problema é a enchente. Jailson de Barros Lins informou ainda que quando chove a água invade as casas. “A água entrou aqui em muitas casas. Entrou no Beco do Siri e nas casas baixas aqui”, disse o morador, que está muito inconformado com o problema do esgoto.

O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e órgão enviou uma nota. Confira a nota na íntegra:

*Nota*:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) esclarece que, devido a ligações clandestinas de águas pluviais (das chuvas), ocorreu uma situação de transbordo de esgoto em um poço de visita (PV) na Rua da Colônia, em Maragogi. Tão logo ficou ciente da situação, no mesmo dia, a Casal encaminhou uma equipe plantonista ao local e a situação foi totalmente resolvida, por meio da desobstrução e sucção do material da rede, jateamento e limpeza da rua (conforme vídeo anexo a esta nota). Ocorre que, como a rua fica em uma parte baixa da cidade e o serviço de drenagem não funciona adequadamente, muita água da chuva se acumula, cria lodo, fica com mau cheiro e causa alagamentos, mas esta situação, porém, não compete à Casal, pois drenagem é um serviço municipal. As fotos apresentadas na matéria são desta segunda-feira (27), mostram apenas água parada, e nenhuma delas mostra situação de transbordo de esgoto da rede operada pela Companhia. A Casal reforça que está atenta às demandas dos moradores de Maragogi, que devem sempre acionar a empresa pelo Call Center 0800 082 0195, o qual atende das 7h às 20h, a ligação é gratuita e pode ser feita por celular.

Maceió, 27 de junho de 2022.

Moradores estão incomodados com o problema. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*