Maragogi: esgoto incomoda moradores da Rua do Cemitério
População exige a resolução do problema
Os moradores da Rua do Cemitério, no Centro da cidade turística de Maragogi, não suportam mais o esgoto a céu aberto na comunidade. A população que vive na localidade exige a resolução do problema. A Casal informou por meio de nota nesta terça-feira (7) que alguns imóveis não estão interligados à rede coletora da companhia no município do Litoral Norte de Alagoas.
De acordo com residentes da localidade, o problema é antigo e está se tornando cada vez pior com o passar do tempo. Os moradores afirmam ainda que a situação se agrava quando o município é atingido por chuvas, como foi o caso dos últimos dias.

Moradora da comunidade, a Elisama de Oliveira Silva, reclama da situação. “Na verdade o esgoto aqui na Rua do Cemitério é um caos. Vem acontecendo durante anos e ninguém toma uma providência. Inclusive antigamente só era um esgoto e agora são de dois a três esgotos descendo e é um absurdo”, enfatizou.
Elisama de Oliveira Silva ressaltou que não apenas os moradores estão incomodados. “Pessoas que tem criança pequena, o cheiro? Tudo isso incomoda. Inclusive é passagem de turistas por aqui e eles ficam observando e isso é muito chato, é constrangedor tanto para eles quanto para população”, concluiu.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) enviou uma nota oficial comunicando que possui rede de esgoto na localidade. Porém, alguns imóveis não estão interligados à rede e, também, despejam água suja de pias em plena linha d'água da rua.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi (Semmarh) informou que para as localidades que possuem sistema de esgotamento sanitário, por meio da Casal, as residências que não possuem fossa séptica, devem fazer no prazo de 30 dias a ligação da residência ou empreendimento. Para as localidades que não possuem sistema de esgotamento sanitário deverá ser apresentado no prazo de 30 dias à Secretaria de Meio Ambiente a solução para o esgoto. A Semmarh destacou ainda que Maragogi passa obras de saneamento básico.
Confira a nota da Casal na íntegra:
Nota:
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que possui rede coletora de esgoto na localidade. Porém, alguns imóveis não estão interligados à rede e, também, despejam água suja de pias em plena linha d'água da rua.
Portanto, as águas sujas que estão escorrendo nessa rua não extravasam da rede da Casal, não sendo, portanto, competência da Companhia atuar nesse caso.
A fiscalização cabe aos órgãos ambientais, os quais devem ser acionados para fiscalizar e identificar os infratores.
Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
