Brasil

Adolescente que foi espancado por segurança se recupera após cirurgia

João Victor, de 14 anos, teve o osso do nariz fraturado e o do olho trincado. Shopping pagará cirurgia e gastos médicos, diz família

Por R7 05/07/2022 07h07
Adolescente que foi espancado por segurança se recupera após cirurgia
Shopping afastou o segurança, que diz ter reagido a agressão do adolescente - Foto: Reprodução

O adolescente João Victor, de 14 anos, já se recupera após realizar uma cirurgia no último sábado (2), decorrência da agressão de um segurança no Shopping Mandaqui, zona norte de São Paulo. Ele teve o osso do nariz fraturado, o do olho trincado, e teve de passar pelo procedimento com uma anestesia geral.

"O shopping mudou um pouco discurso e agora eles decidiram arcar com os custos e despesas médicas, tudo. Ele fez a cirurgia no sábado, hoje ele já teve um retorno e tirou o curativo. Passa bem, só mais mesmo o trauma que fica aí, a gente vai ter que fazer um acompanhamento psicológico com ele", afirmou ao R7 Graziella Rossi, a irmã de João.

O caso ocorreu na última terça-feira (28). João Victor estava com alguns amigos no estabelecimento comercial quando um deles desligou a escada rolante. Naquele momento, o segurança teria se irritado e começado a correr atrás deles. O adolescente disse que ficou parado porque não tinha feito nada de errado. Mesmo assim, o segurança avançou sobre ele e o agrediu.

Com a pancada, João perdeu a consciência e desmaiou. No boletim de ocorrência, o segurança conta outra versão. Ele afirma que os adolescentes estavam "fazendo diversas algazarras, correndo, falando alto, entrando nas lojas, importunando comerciantes e desligando escadas rolantes do shopping".

Shopping

Em nota, o Santana Parque Shopping informou que "afastou imediatamente o segurança que se excedeu durante atuação com um grupo de adolescentes. A administração repudia qualquer ato de violência e admite que nada justifica a agressão sofrida pelo menor envolvido".

Em contato com a família do jovem, o shopping diz que ofereceu assistência. "O Santana vem a público reforçar seu pedido de desculpas ao menino e se compromete com a sociedade a concentrar todos os esforços para que atitudes como essa não voltem a acontecer. Esta abordagem não condiz de nenhuma forma com as orientações e boas práticas adotadas pelo shopping e será intensificada em todos os treinamentos de rotina para as equipes de segurança", conclui.