Meio ambiente

Porto de Pedras integra ações pelo Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

Ações de educação ambiental e mutirões também aconteceram em Maragogi, Japaratinga, Barra de Santo Antônio e Paripueira

Por Assessoria 27/07/2022 10h10 - Atualizado em 27/07/2022 10h10
Porto de Pedras integra ações pelo Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
Ação ocorreu no rio Manguaba - Foto: Assessoria

O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado nesta terça-feira (26), teve ações de educação ambiental e mutirões de limpeza promovidos em municípios integrantes da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Barra de Santo Antônio e Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas.

Em Porto de Pedras , as secretarias de Turismo e Meio Ambiente inovaram com uma programação diferente. Com manguezais que formam um ecossistema riquíssimo em biodiversidade, artesãos da cidade participaram de um passeio orientado pelo histórico rio Manguaba ,onde puderam conhecer, observar todas as nuances do manguezal e como eles estão preservados na cidade que promove mutirões regulares de limpeza.

Ação ocorreu nesta terça-feira. Foto: Assessoria


Acompanhadas pela equipe da Guarda Ambiental e técnicos das duas secretarias, as artesãs da associação Vila das Artes querem transferir esse conhecimento para as futuras coleções. "O processo de criação que oferece arte como fonte de preservação , é uma das formas de chamar atenção para a sustentabilidade”, disse a secretária de Turismo Zélia Cavalcanti. “Nosso manguezal é fonte de vida e renda para a comunidade e por orientação do prefeito Henrique Vilela estamos ampliando nossa área de fiscalização para evitar desmatamento ilegais”, complementou Flávia Rego, secretária municipal de Meio Ambiente.

Em Maragogi e as demais cidades da Costa dos Corais optaram por fazer mutirões de limpeza em praias com a participação de estudantes da rede municipal e voluntários.

O professor e cofundador do Instituto BiomaBrasil, Clemente Coelho, disse que os manguezais são importantíssimos para a biodiversidade marinha e conectividade desse ecossistema com os oceanos. “De 70 a 80% dos organismos marinhos utilizam, por pelo menos uma fase da vida, os estuários e manguezais, por isso ocorre essa conectividade tão importante. Muitos peixes de importância econômica, como por exemplo a caranha, o dentão e a cioba, são espécies que se reproduzem na quebra do talude, a 200 milhas, mas retornam para a região costeira, para colocar seus ovos. Os filhotes acabam entrando nos estuários e manguezais, que fazem o papel de berçários. Depois, esses peixes retornam, quando jovens e adultos, para os oceanos”, explicou Clemente Coelho.

O evento conta com o apoio do Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau (CCC&VB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto BiomaBrasil.