Eleições 2022

TRE/AL aprova envio de tropas federais para Matriz de Camaragibe

Pedido também foi aprovado para mais quatro cidades

Por Maurício Silva 27/09/2022 08h08
TRE/AL aprova envio de tropas federais para Matriz de Camaragibe
Matriz de Camaragibe é conhecida pelas tensões políticas acirradas - Foto: 7Segundos

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TRE-AL) autorizou nesta segunda-feira (26) o envio de tropas federais para o 1º turno das eleições para o município de Matriz de Camaragibe, no Norte de Alagoas e em mais quatro cidades do interior do Estado.

De acordo com o TRE, além de Matriz Camaragibe, o pedido foi aprovado nesta segunda-feira (26) para as cidades de São Sebastião, Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela. O Pleno do TRE-AL já havia aprovado o envio das tropas para Satuba e Pilar. 

O pedido de envio de tropas foi formulado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas - PP), que justificou a necessidade de reforço para garantia da normalidade e segurança nas eleições do dia 2 de outubro.

Na petição feita pelo parlamentar, ele argumentou que  nas cidades de São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre, o clima político tem se acirrado de forma insustentável. Lira afirmou que Matriz de Camaragibe é conhecida pelas tensões políticas acirradas.

O deputado alegou ainda no pedido que o clima político tem se acirrado de forma insustentável em São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre, cidades que são conduzidas por membros dos dois políticos, ou seja, situação e/ou oposição.

De acordo com o TRE-AL, o Governo do Estado não se manifestou acerca da garantia da segurança nas localidades. As Zonas Eleitorais manifestaram-se favoravelmente ao pedido de força federal, a fim de garantir a segurança e transparência do processo eleitoral em curso, à exceção da 47ª Zona Eleitoral, que consignou ser desnecessária a requisição pretendida, por não haver histórico de atos de violência nas últimas eleições realizadas em Campo Alegre.