Prefeitura multa Verde Ambiental por lançar esgoto na Praia de Maragogi
Secretaria de Meio Ambiente fez a autuação nesta terça-feira

A empresa Verde Ambiental Alagoas, responsável pela captação, tratamento e distribuição de água em 27 municípios do Estado, foi multada por lançar irregularmente esgoto sem tratamento diretamente na rede de drenagem pluvial na Praia de Maragogi. A autuação foi feita nesta terça-feira (18) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH).
A denúncia chegou à Prefeitura de Maragogi por meio de moradores da cidade turística do Litoral Norte. O lançamento irregular do esgoto causa poluição e degradação à Praia de Maragogi, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente foi ao ponto indicado às margens da avenida Senador Rui Palmeira e constatou a irregularidade. De acordo com a SEMMARH, o esgoto vem do transbordamento de uma estação elevatória cuja bomba encontrava-se parada no momento da vistoria dos fiscais. Segundo moradores que acompanharam a fiscalização, o problema é recorrente e que quando a bomba para, não existe bomba reserva na estação elevatória.
A infração cometida pela Verde Ambiental Alagoas é considerada grave e o auto de infração aplicado chega a R$ 58.750,00. O auto de infração entregue foi acompanhado de uma intimação para, dentro de um prazo máximo de 15 dias, apresentar o relatório sobre o estado de funcionamento da estação elevatória e de seu sistema de bombeamento de esgoto no Centro do município de Maragogi, apresentando inclusive informações sobre “eventuais interrupções/manutenções”.
Na mesma intimação, também ficou estabelecido a apresentação de um “Plano de contenção para situações de manutenção e/ou outros eventos que resultem no extravasamento da rede de esgoto gerida pela empresa, sob pena de nova multa caso a intimação não seja atendida”. Tanto o auto de infração como as intimações foram entregues nessa terça-feira (18). O prazo para apresentação de defesa pela autuação é de 10 (dez) dias, partir da data de recebimento.
A Verde Ambiental Alagoas emitiu uma nota sobre o caso.
Confira a nota na íntegra:
Comunicada pela imprensa, nesta terça (18), a Verde Alagoas ainda não recebeu oficialmente o auto de infração e a nota informativa da prefeitura de Maragogi, sobre o lançamento irregular de esgoto, na praia do Centro de Maragogi. Com base na informação extraoficial, a concessionária enviará uma equipe operacional até a localidade para realizar uma vistoria da estação elevatória, que será essencial para o diagnóstico da situação. A Verde Alagoas ressalta que está à disposição para prestar esclarecimentos sempre que for solicitada.

Últimas notícias

'Rainha das aves': veterinária viraliza como 'encantadora' de pets voadores

Rua Chen Chung Hsin: como mudança em nome atrapalha rotina de moradores em Ribeirão Preto, SP

Desconhecidos se fotografam no mesmo lugar; anos depois, se apaixonam e notam a coincidência

Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na PB: 'Não desisti do meu sonho de infância'

“Operação 65” é deflagrada em loja de roupas no Centro de Arapiraca

Mais de seis mil animais são vacinados no 'Dia D' contra a raiva em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
