Prefeitura multa Verde Ambiental por lançar esgoto na Praia de Maragogi
Secretaria de Meio Ambiente fez a autuação nesta terça-feira

A empresa Verde Ambiental Alagoas, responsável pela captação, tratamento e distribuição de água em 27 municípios do Estado, foi multada por lançar irregularmente esgoto sem tratamento diretamente na rede de drenagem pluvial na Praia de Maragogi. A autuação foi feita nesta terça-feira (18) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH).
A denúncia chegou à Prefeitura de Maragogi por meio de moradores da cidade turística do Litoral Norte. O lançamento irregular do esgoto causa poluição e degradação à Praia de Maragogi, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente foi ao ponto indicado às margens da avenida Senador Rui Palmeira e constatou a irregularidade. De acordo com a SEMMARH, o esgoto vem do transbordamento de uma estação elevatória cuja bomba encontrava-se parada no momento da vistoria dos fiscais. Segundo moradores que acompanharam a fiscalização, o problema é recorrente e que quando a bomba para, não existe bomba reserva na estação elevatória.
A infração cometida pela Verde Ambiental Alagoas é considerada grave e o auto de infração aplicado chega a R$ 58.750,00. O auto de infração entregue foi acompanhado de uma intimação para, dentro de um prazo máximo de 15 dias, apresentar o relatório sobre o estado de funcionamento da estação elevatória e de seu sistema de bombeamento de esgoto no Centro do município de Maragogi, apresentando inclusive informações sobre “eventuais interrupções/manutenções”.
Na mesma intimação, também ficou estabelecido a apresentação de um “Plano de contenção para situações de manutenção e/ou outros eventos que resultem no extravasamento da rede de esgoto gerida pela empresa, sob pena de nova multa caso a intimação não seja atendida”. Tanto o auto de infração como as intimações foram entregues nessa terça-feira (18). O prazo para apresentação de defesa pela autuação é de 10 (dez) dias, partir da data de recebimento.
A Verde Ambiental Alagoas emitiu uma nota sobre o caso.
Confira a nota na íntegra:
Comunicada pela imprensa, nesta terça (18), a Verde Alagoas ainda não recebeu oficialmente o auto de infração e a nota informativa da prefeitura de Maragogi, sobre o lançamento irregular de esgoto, na praia do Centro de Maragogi. Com base na informação extraoficial, a concessionária enviará uma equipe operacional até a localidade para realizar uma vistoria da estação elevatória, que será essencial para o diagnóstico da situação. A Verde Alagoas ressalta que está à disposição para prestar esclarecimentos sempre que for solicitada.

Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
