Entretenimento

Após anúncio de despedida, Globo e Galvão Bueno voltam atrás e renovam contrato

O narrador de 72 anos e a emissora renovaram o vínculo profissional, que já dura 41 anos, até o fim de 2024

Por UOL 19/10/2022 11h11
Após anúncio de despedida, Globo e Galvão Bueno voltam atrás e renovam contrato
Galvão Bueno - Foto: Reprodução

Galvão Bueno não vai mais deixar a Globo ao final da Copa do Catar. O narrador de 72 anos e a emissora renovaram o vínculo profissional, que já dura 41 anos, até o fim de 2024. No entanto, ambos vão entrar em uma espécie de "relacionamento aberto". O novo contrato permitirá que o comunicador faça outros trabalhos no streaming --sem precisar da aprovação da empresa-- e ainda assegura que ele estará na equipe de cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Galvão também será a voz de produtos e chamadas institucionais do Esporte da Globo para a divulgação de campeonatos. Com isso, ele continuará como o principal rosto da área na empresa. A aposentadoria só valerá mesmo para as narrações. Ele não mais comandará as transmissões ao vivo dos jogos.

Segundo apuração exclusiva do Notícias da TV com fontes próximas a Galvão Bueno e da Globo, o novo contrato já está acertado. Falta apenas a assinatura dele, o que deverá ocorrer antes da Copa do Mundo do Catar, marcada para começar em 20 de novembro. Nas últimas semanas, inclusive, o narrador tem se preparado fisicamente para chegar ao Mundial com uma boa voz.

Globo e Galvão mudaram de ideia porque entenderam que manter o vínculo seria proveitoso, não só pelo histórico que o jornalista tem na empresa, mas também pela quantidade de ideias de novos projetos que ele e o conglomerado de mídia passaram a ter juntos para os próximos anos. 

No novo contrato, está descrito que o narrador dará prioridade na TV aberta para projetos idealizados por ele na Globo, em uma espécie de exclusividade para essa mídia. Na TV por assinatura, a emissora terá direito de vetar alguma participação ou produção que Galvão queira fazer em outro veículo. No streaming, não. Ele poderá fazer o que quiser, sem consulta prévia.