Paraná Pesquisas: mostra empate técnico entre Lula e Bolsonaro
Levantamento foi feito com 2.400 entrevistados face a face entre 26 e 28 de outubro; margem de erro é de 2 pontos percentuais
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para as eleições presidenciais de 2022 divulgado neste sábado (29) traz os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) empatados tecnicamente, com 50,4% e 49,6% dos votos válidos, respectivamente.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O segundo turno das eleições será neste domingo (30).
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
No último levantamento do instituto, divulgado na terça-feira (25), Lula tinha 50,2% e Bolsonaro, 49,8%, das intenções de votos válidos.
Considerando os votos totais, Lula tem 47,1% das intenções de voto e Bolsonaro, 46,3%. Os que disseram votar em branco ou nulo são 3,4% e os que não sabem ou não responderam somam 3,2%.
Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.
Contratada pelo próprio instituto, a pesquisa entrevistou 2.400 pessoas de forma presencial entre os dias 26 e 28 de outubro e tem como margem de erro 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09573/2022.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
