Saúde

Secretaria de Saúde de Porto Calvo realiza ações no Novembro Azul

As ações seguem até o final deste mês

Por Assessoria 07/11/2022 14h02 - Atualizado em 07/11/2022 14h02
Secretaria de Saúde de Porto Calvo realiza ações no Novembro Azul
Governo municipal levou ações para a feira livre - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste sábado (5) as ações em alusão à campanha do Novembro Azul. A caravana da saúde saiu pela feira livre entregando panfletos e reforçando a importância dos cuidados com a saúde do homem. Além de montar uma tenda no centro da cidade com diversos serviços gratuitos. As ações seguem até o final deste mês.

A campanha tem como objetivo reforçar a importância da saúde do homem. Além de chamar atenção para a seriedade do mês voltado ao combate do câncer de próstata.

De acordo com a secretária de Saúde, Silvana Marinho, a importância do exame de próstata é vital. “Quando o câncer é diagnosticado cedo ele pode ser tratado e quanto mais tardio é pior, é mais difícil a cura. Os homens não precisam ter vergonha e devem procurar um médico, precisam dizer o que estão sentido. Qualquer alteração, não precisa ter medo de ser cuidado e não ter medo de ser tratado. O exame de sangue é a primeira porta para o diagnóstico do câncer de próstata, mas também existe o exame do toque que deve ser feito e que não pode ser ignorado e que os homens precisam sim se cuidar, assim como as mulheres”, reforçou.

A secretária também reforça que o município dispõe de diversos serviços para a saúde do homem. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm os agentes, os enfermeiros e os médicos que vão cuidar de cada paciente que procurarem os serviços ofertados pelo município.

“Nossa ação hoje foi para conscientizar os homens e falar sobre a importância do novembro azul, que é o mês de conscientização. Principalmente para que o homem não esqueça de realizar seus exames de rotina. Lembrar também, que a partir dos 50 anos, que os homens devem realizar o exame de próstata. Vamos ter ações durante todo este mês”, explica a enfermeira Maíze Silva.

Os serviços oferecidos para a saúde do homem são: Aferição da PA, teste de glicemia, atendimento médico, odontológico, testes rápidos e atualização da carteira vacinal. Além do corujão da saúde toda quarta-feira e coleta de PSA.