Geral

Cachorro castrado: Quais são os cuidados necessários para o filho de 4 patas?

Por 7Segundos 30/11/2022 11h11
Cachorro castrado: Quais são os cuidados necessários para o filho de 4 patas?
Cachorro castrado: Quais são os cuidados necessários para o filho de 4 patas? - Foto: Divulgação

O cachorro castrado está entre as medidas mais importantes para o controle de cães. No Brasil, essa medida é mais do que necessária tendo em vista a quantidade de animais abandonados todos os anos.

No entanto, a cirurgia de castração também ajuda a evitar vários problemas de saúde, como tumores de testítuclo, próstata e mamários. Em fêmeas castradas antes do primeiro cio, existem 90% menos chances de desenvolver câncer de mama.

Então, logo após a decisão de ter o seu cachorro castrado, quais são os cuidados necessários para o filho de quatro patas? Veja a seguir!

Confira a seguir os cuidados necessários após a castração


Logo após ter o cachorro castrado, por ser um procedimento cirúrgico invasivo, o animal pode passar por um momento de intensa dor, e ficar mais recuado. Entretanto, algumas medidas são necessárias para que a cicatrização ocorra tudo bem e o animalzinho se recupere com saúde.

Então, veja a seguir quais cuidados tomar com o seu animal. Mas essa atenção vale tanto para cachorros quanto para gatos! Confira!

Siga todas as recomendações médicas


Em primeiro lugar, é necessário seguir todas as recomendações médicas. A começar, pela medicação. Isso porque, logo após a cirurgia, o veterinário pode indicar um ou mais medicamentos para a recuperação do animal.

Nesse sentido, seguir a receita à risca é fundamental para que ele cicatrize e sinta menos dores possível. No mais, siga também todas as outras recomendações médicas, como alimentação regrada para que o pós-cirúrgico seja seguro.

No entanto, se o cachorro não aceitar o remédio ou vomitar depois de tomá-lo, entre em contato com o médico. Dessa forma, ele poderá ajudá-lo!

Não faça atividades físicas com o animal


Em segundo lugar, durante o período de recuperação da cirurgia, o cachorro precisa permanecer em repouso. No entanto, ainda que seja difícil impedir que ele queira sem movimentar, não o incentiva a brincar, pular e correr.

E além disso, é importante destacar que o período de repouso deve durar entre 7 e 15 dias, a depender de cada cachorro castrado e da cirurgia! Ou seja, durante este período tenha uma atenção maior com o seu animal.

É importante destacar que, ele também fica mais vulnerável neste período a ter uma infecção devido a imunidade estar baixa!

Tenha atenção com as cicatrizes


E além das opções anteriores, outro cuidado fundamental que se deve ter com o cachorro é quanto às cicatrizes. Nesse sentido, as suturas colocadas para a cicatrização variam de acordo com o gênero e o tipo do animal. No entanto, ele pode querer tirá-las antes do tempo.

Então, recomendamos que você observe pelo menos duas vezes ao dia se as suturas estão colocadas no mesmo lugar. Assim, lembre-se de aprender com o veterinário qual a aparência normal das cicatrizes e quando está fora da normalidade.

Alimentação regrada


É também importante manter uma alimentação regrada, conforme as recomendações do médico. Portanto, evite oferecer petiscos ou guloseimas neste período e utilize também o melhor tipo de ração recomendada para o seu animal.

E além disso, observe se houver diarreia, sangramentos e dificuldades para urinar, por exemplo. Caso precise, contate imediatamente o veterinário.

Conforto


Depois de tudo que falamos, não poderíamos deixar de fora o conforto do cachorro. Isso porque, logo após a cirurgia de castração, o animal fica bem mais sensível, precisando de atenção e um ambiente mais confortável, tendo em vista também as dores que sentirá.

Nesse sentido, procure colocar o animal em um ambiente que tenha uma caminha acolhedora e macia, com cobertas e panos ou lenços próprios. No mais, lembre-se que o cachorro precisa repousar bastante para que os pontos da cirurgia não abram e evoluam para uma hérnia, por exemplo.

Lembre-se da hidratação


Em se tratando de uma recuperação segura, a hidratação também deve ser a base fundamental. No entanto, libere a quantidade de água recomendada pelo médico e não force o animal a beber.

Isso porque, ele pode estar enjoado devido a anestesia provocando vômitos após a cirurgia, além da sonolência, falta de apetite e incontinência urinária.

Dessa forma, lembre-se que o mais importante é sempre consultar o médico que operou o seu cachorro!

E quais outros cuidados são necessários para que o cachorro castrado tenha uma boa recuperação?


Dentre outros cuidados necessários, é preciso prestar bastante atenção na recuperação do animal. Isso porque, é comum aparecer um caroço no animal após a castração. Nesse sentido, ele pode ser decorrente da cicatrização, mas é necessário levar o animal ao médico.

E além disso, vale destacar que alguns médicos indicam o uso de ração seca para animais castrados e outros sugerem o aumento nas atividades físicas. Nesse sentido, o que realmente vale é o que o seu médico indica para o seu animal. Dessa forma, rapidamente ele estará recuperado!