Porto de Pedras faz curso inédito de guarda-vidas
Objetivo principal é a formação profissional de civis
A Prefeitura de Porto de Pedras, por meio das secretarias de Turismo e Meio Ambiente , está oferecendo um curso inédito e gratuito na região, o de guarda-vidas. Objetivo principal é a formação profissional de civis, capacitando para o trabalho em locais como praias, pousadas, hotéis, receptivos entre outros. O curso de Guarda Vidas tem certificado válido em todo território nacional.
Guarda vidas ou nadador-salvador é o indivíduo com devida capacitação que tem a função de prevenir e resgatar pessoas envolvidas em situações de afogamento preservando assim a vida de quem se vê em algumas destas situações, seja no mar, em rios, lagoas, piscinas e afins.
Porto de Pedras tem a única praia com o selo Bandeira Azul de Alagoas, a do Patacho, renovado para a temporada 2022/2023, sendo reconhecida internacionalmente pela qualidade da água, ações ambientais, cuidado com a restinga e ordenamento da praia, incluindo guarda-vidas e cadeiras aquáticas de acessibilidade.
A formação de um Guarda Vidas deve ser completa, o profissional deve nadar bem, ter conhecimento das técnicas de respiração e massagem cardíaca, cuidados com o banhista e agilidade nas ações de prevenção e salvamento, onde segundos tornam-se preciosos, além de disciplinas técnicas. Outras atividades como nivelação, procedimentos de resgate, preparação física, de resgate e primeiros socorros, além de ações práticas no mar e piscina estão previstas. O curso só será concluído dia 20 de dezembro e está acontecendo no clube dos servidores e nas praias e rios.
O instrutor Alejandro Fervenza é instrutor profissional formado no Instituto Nacional de Desportos da Argentina, mergulhador credenciado. Morador de Alagoas há 20 anos, diz que o curso mostra a preocupação do gestor Henrique Vilela em oferecer oportunidade à população, de forma gratuita, para entrar em um mercado de trabalho em pleno crescimento. Segundo ele os que concluírem o curso estarão aptos a prevenir e proteger a população e turistas em situações que possam vir a acontecer, por isso é tão importante que não apenas o poder público se preocupe com isso, mas também as atividades privadas.
Ao lado das secretárias Zélia Cavalcanti , Flávia Rego e equipes técnicas que estão dando o suporte operacional, o prefeito Henrique Vilela afirma que esse novo curso é importante em um momento em que o turismo na cidade cresce e abre o mercado para pessoas com conhecimento. “Só nos últimos dois anos superamos a marca de 200 pessoas capacitadas e, a grande maioria, com colocação garantida no mercado de trabalho. Vamos continuar oferecendo a possibilidade de crescimento para tornar Porto de Pedras também auto suficiente em mão de obra especializada”, assegurou o gestor da cidade.
Eliel Pimentel da Silva, que já é guarda municipal, fez questão de participar e diz que o curso dará mais oportunidade de crescimento profissional, pela certificação e qualidade do curso que dará mais segurança de trabalhar no espaço aquático da cidade.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
