Geral

Qual é melhor: alugar um carro ou utilizar o transporte público?

Por 7Segundos 03/04/2023 14h02
Qual é melhor: alugar um carro ou utilizar o transporte público?
Qual é melhor: alugar um carro ou utilizar o transporte público? - Foto: Divulgação

Na hora de organizar uma viagem, são muitos os fatores que devem ser levados em conta: destino, acomodação, locomoção e orçamento, entre outros. Se quiser saber qual o melhor meio de transporte para suas próximas férias, não deixe de ler este artigo.

Na hora de reservar o que é preciso para uma viagem, uma das alternativas a ser consideradas é a de alugar carro. Nessa oportunidade, conheceremos as vantagens desse serviço e quando é mais recomendável contratá-lo.

Em sites como o Decolar existem muitas opções de aluguel de carros, como a da empresa localiza, conhecida internacionalmente por oferecer uma diversidade de opções aos seus usuários, com veículos de diferentes tamanhos, preços e faixas.

Alugar um carro: suas vantagens


Alugar um carro pode apresentar várias vantagens para os turistas, principalmente se estiver viajando para um destino com lugares para visitar e conhecer. Geralmente, cada cidade, em qualquer parte do mundo, possui diferentes atrativos, em diferentes áreas.

Portanto, uma das grandes vantagens de alugar carro é que permite viajar livremente pelos diferentes locais do lugar visitado. Assim, não é preciso adaptar o roteiro de viagem a horários de transporte externos, pois o veículo próprio permite organizar o dia como quiser.

Além disso, viajar de carro é sempre mais prático do que viajar em outros tipos de transportes, já que com o carro é possível parar em qualquer lugar, seja para admirar a paisagem, tirar uma foto ou almoçar, entre outras atividades.

Embora à primeira vista contratar um carro de aluguel possa parecer caro em comparação com outros tipos de transporte, a realidade é que alugar um veículo acaba sendo muito mais acessível, já que permite visitar outros lugares e fazer passeios diferentes.

Além disso, se estiver viajando com outros três adultos, alugar um carro é ideal, pois as despesas podem ser divididas entre quatro pessoas, e o conforto e a liberdade que proporciona é inigualável.

Em muitos casos, as locadoras de veículos oferecem a opção de alugar o carro em uma cidade e devolvê-lo em outra, o que permite viajar para destinos diferentes com o mesmo carro, tornando as férias mais simples e confortáveis.

Quando alugar um carro?


A resposta para essa pergunta é simples: quando quiser, devido a que a opção de alugar um carro existe na maioria das cidades, principalmente naquelas preparadas para receber turistas. Caso estiver de férias ou precise viajar para algum destino perto de sua cidade, considere alugar um carro para mais conforto.

Na hora de organizar uma viagem que inclui visitar uma série de diferentes locais na mesma região, país ou cidade, alugar um carro é sempre uma excelente solução para conseguir chegar a cada um desses pontos no dia e horário que quiser.


Por que alugar um carro

Levando em consideração todos os aspectos mencionados acima, podemos verificar que os motivos pelos quais alugar um carro é uma boa ideia são muitos.

Em primeiro lugar, porque permite visitar todos os lugares que quiser na hora que decidir, organizando sua própria rotina de viagem sem adaptar os horários aos estabelecidos pelas empresas de transporte.

Em segundo lugar, é uma alternativa muito econômica para aqueles que viajam em pequenos grupos (três ou quatro pessoas) e desejam visitar vários lugares, mas possuem um orçamento limitado.

Em terceiro lugar, o aluguel de um carro para se locomover permite visitar certos pontos ou lugares que não estão conectados por nenhum serviço de transporte público, ou o serviço é deficiente ou muito pouco frequente. Dessa forma, é possível otimizar o tempo gasto nas férias para tirar o máximo proveito de cada lugar, ou mesmo visitar mais lugares.

As vantagens do transporte público


Outra das opções mais populares para se locomover pela cidade ou destino escolhido durante uma viagem é utilizar o transporte público local, como ônibus, trens e metrôs, entre outros. Esse tipo de transporte possui suas próprias vantagens em relação ao aluguel de carros. Por exemplo, costuma ser acessível, pois não é necessário pagar por seguros ou estacionamentos, e permite descansar, já que libera o viajante da obrigação de pegar o volante após um passeio ou visita, entre outras coisas.

O transporte público é uma ótima opção para as pessoas que viajam sozinhas e preferem não dirigir em rodovias ou destinos que não conhecem. Geralmente é a opção mais barata para visitar lugares. Nas cidades com maior investimento e mais preparadas, o serviço é bastante frequente, e qualidade, boa.

No entanto, o transporte público possui uma grande desvantagem em relação ao aluguel de um carro: só é possível aceder a certos pontos da cidade, devido a que a rota é sempre fixa e não chega a todos os cantos.

Portanto, se quiser conhecer em profundidade o lugar para onde está viajando, é provável que o transporte público não seja a melhor alternativa, embora sempre dependa do destino escolhido. Cidades como Nova Iorque, por exemplo, oferecem muitas opções de transporte público para conhecer os diferentes bairros da cidade.

Quando utilizar o transporte público


Utilizar o transporte público é sempre a melhor opção para quem viaja para as grandes cidades e não vai de carro. Entre os principais benefícios, com o transporte público não é preciso se preocupar com encontrar lugares para deixar o carro, além de que permite economizar muito dinheiro porque os bilhetes costumam ser baratos.

De qualquer forma, saiba que em qualquer destino é possível utilizar o transporte público, bem como alugar um carro para descobrir todas os atrativos do lugar visitado.

Alugar um carro ou utilizar transporte público?


Se tiver dúvidas entre alugar um carro ou utilizar o transporte público na sua próxima viagem, tire um tempinho para pensar e avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção, levando em consideração o orçamento e seu estilo de viagem.

A verdade é que não existe um meio de transporte ideal, embora alugar um carro sempre proporciona maior conforto e liberdade durante os dias de férias. A escolha certa vai depender de seus gostos e preferências, do seu orçamento e do destino para o qual você está viajando.

Se quiser conhecer cada canto do seu próximo destino de férias, então alugar um carro é a melhor opção. Com um veículo próprio é possível chegar em todos os pontos que pretende visitar, na hora e no dia que preferir.