Comunidade

Moradores de Jacuípe reclamam da má qualidade da água

Esgoto a céu aberto também é outra reclamação

Por Maurício Silva 03/04/2023 15h03 - Atualizado em 04/04/2023 09h09
Moradores de Jacuípe reclamam da má qualidade da água
Moradores dizem que a tampa da caixa d'água está semiaberta há meses - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Os moradores do conjunto Amaro Félix da Silva, no município de Jacuípe, no Norte de Alagoas, estão reclamando muito da má qualidade da água distribuída na comunidade. Outra grande reclamação dos residentes é um esgoto a céu aberto na localidade.

A população que vive no conjunto habitacional reclama muito da qualidade da água que está chegando nas torneiras dos imóveis. Os moradores alegam que o liquido não tem condições de ser usado para o consumo.

Outro reclame é que a caixa d’água que abastece o conjunto Amaro Félix está com a tampa semiaberta há meses. Os moradores relatam ainda que o liquido não chega todos os dias nos imóveis da comunidade. Há relatos que tem tempo que passa mais de três dias faltando água.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) esclareceu que repassa para a Verde Alagoas somente água tratada e dentro dos padrões de potabilidade. Se algum morador tiver alguma reclamação sobre qualidade, ele deve reclamar junto à Verde Alagoas e esta, por sua vez, pode solicitar alguma diligência à Casal.

A Verde Alagoas se manifestou por meio de nota oficial. Confira a nota na íntegra:

Em relação as informações repassadas pelo portal 7Segundos, a concessionária Verde Alagoas orienta aos moradores do conjunto Amaro Félix, em Jacuípe, que solicitem o serviço gratuito de análise da qualidade da água, realizado pelo laboratório móvel, pela central telefônica e WhatsApp 0800 941 0195. A empresa foi solicitada anteriormente, em duas ocasiões, para o teste dentro da comunidade e o material foi verificado como dentro do padrão de potabilidade (vide imagens), respeitando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A empresa aguarda o endereço do cliente para encaminhar um laboratório móvel para coleta da água e, com isso, verificar pontualmente essa ocorrência. O serviço é simples e prático. A partir disso, a equipe técnica fará testes com base nos parâmetros básicos. Com o resultado, que demora 24 horas, é elaborado um laudo analítico para resposta ao cliente.

Sobre o reservatório, relatado pela reportagem, a concessionária informa que já solicitou o equipamento para fixação ou substituição total da tampa. O serviço de manutenção deve ser realizado nas próximas semanas, para devida segurança dos moradores.

Em relação ao esgoto a "céu aberto", em Jacuípe, a concessionária Verde Alagoas averiguou e esclarece que o atual problema é de drenagem e/ou lançamento indevido dos consumidores, dentro do conjunto Amaro Félix. Com isso, sem responsabilidade da empresa. 

No caso de situações adversas, a Verde Alagoas pede que a população entre em contato pela central telefônica 0800 941 0195, que também é WhatsApp, para registrar ocorrências e ter um atendimento personalizado para determinada situação.

Esgoto a céu aberto é outra grande reclamação da comunidade. Foto: Cortesia ao 7Segundos