Militares do 6º BPM e da 2ª CPM/Ind fazem curso para registro de TCO
PM formou 85 multiplicadores para atuação na lavratura do documento
Militares que fazem parte do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM) e da 2ª Companhia da Polícia Militar – Independente (2ª CPM/Ind) concluíram, em Maceió, nesta segunda-feira (17) o Curso de Multiplicadores para Atuação Policial na Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Os policiais do 6º BPM e 2ª CPM/Ind cobrem toda a Região Norte de Alagoas e agora os militares também estão aptos para o registro do TCO, que antes era restrito somente a policiais civis, federais e rodoviários federais eram autorizados a lavrar o procedimento. O curso capacitou PMs de todo o Estado.
A solenidade ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche da Barra, na capital alagoana. O evento foi presidido pelo comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, que prestigiou os novos 85 militares formados, entre oficiais e praças, que atuarão como multiplicadores na atuação do policial militar na lavratura do TCO.
O comandante da 2ª CPM/Ind, major Pedro de Oliveira, ressaltou a importância do curso. Nossa tropa agora será capacitada já nos próximos dias pelos militares concluintes do curso, e será possível melhorar a qualidade do serviço ao cidadão”, frisou. Pela companhia foram formados em Maceió os militares: tenente Victor Hugo, sargento Bartolomeu e o soldado Joaquim. Pelo 6º BPM foram formados: capitão Caitano (1º lugar) e cabo Alyne (2º lugar).
O 6º BPM, sediado em Maragogi abrange os municípios de: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe e Porto Calvo. A 2ª CPM/Ind, sediada em Joaquim Gomes, abrange: Joaquim Gomes, Flexeiras, Jacuípe, Jundiá, Campestre, Novo Lino e Colônia Leopoldina.
Histórico
No dia 3 de fevereiro de 2023, aniversário da PMAL, o governador Paulo Dantas, anunciou a autorização para que os policiais militares de Alagoas possam lavrar o TCO no local de ocorrência. O decreto foi publicado cinco dias depois no Diário Oficial.
Termo Circunstanciado de Ocorrência
O TCO é um procedimento administrativo que registra crimes de menor potencial ofensivo, que tenham pena máxima cominada em até dois anos ou contravenções penais, conforme previsto no Artigo 69 da Lei N° 9.099/95.
Entre os crimes passíveis para lavratura de um TCO estão: ameaça, lesão corporal leve, desacato, vias de fato, entre outros. Na prática, feito o TCO, o procedimento será encaminhado automaticamente ao Juizado Especial Competente.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
