Projeto 'Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres' beneficia 500 moradoras da região Norte
Ação realizada nesta terça-feira (28), em Porto Calvo, teve o objetivo de prevenir doenças e promover ações de saúde
O projeto ‘Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres’, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, registrou 500 atendimentos nesta terça-feira (28). Com movimento intenso, a segunda edição do evento ofertou consultas com oftalmologista, ginecologista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta para mulheres que residem nos 11 municípios da VII Região de Saúde.

Foto: Olival Santos / Ascom Sesau
A secretária executiva de Regulação e Gestão da Sesau, Geonice Peixoto, que representou o secretário Gustavo Pontes de Miranda, explicou que a ação busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento necessários durante o mês da mulher.
“O ‘Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres’ chegou ao Hospital Regional Norte com diversos serviços voltados para a saúde da mulher. Aqui, conseguimos atender mais 500 mulheres da região. Dessa forma, o Governo de Alagoas segue com o compromisso de cuidar e acolher as alagoanas, assegurando a assistência humanizada que elas merecem”, salientou.

Foto: Olival Santos / Ascom Sesau
Aguardando por uma consulta pré-cirúrgica oftalmológica há dois anos, a moradora de Jacuípe, Maria Oliveira, de 54 anos, comemorou poder adiantar o processo durante a segunda edição do projeto. “Graças a Deus não tenho catarata, mas ainda preciso operar devido pterígio no olho direito. Já estou saindo aqui do hospital com o encaminhamento dos exames para cirurgia e estou muito feliz em saber que conseguirei operar, pois não tenho condições de fazer particular e o SUS [Sistema Único de Saúde] vai me proporcionar”, enfatizou.
A moradora de Matriz de Camaragibe, a vendedora autônoma Elvira Almeida, de 54 anos, buscou acelerar a consulta com o oftalmologista, que aguardava há alguns meses. Além do atendimento recebido, ela aproveitou a oportunidade para realizar o sonho de doar sangue pela primeira vez.

Foto: Olival Santos / Ascom Sesau
“Minha agente de saúde avisou sobre essa ação que estaria acontecendo hoje no hospital e vim procurar atendimento com o oftalmologista que já busco há um tempo. Também estou doando sangue pela primeira vez e estou muito feliz, pois era um sonho meu, mas não conseguia ir para Maceió fazer a doação”, explicou.
Já a moradora de Matriz de Camaragibe, Edna Bispo, de 38 anos, passou pela consulta com ginecologista para o tratamento de um mioma e destacou a ação da fisioterapia. “O atendimento foi ótimo e gostei muito de tudo que ocorreu aqui. Conheci as ações e a importância da fisioterapia. Amei, achei maravilhosa essa experiência”, disse.
O diretor do Hospital Regional Norte, Sidcley Peixoto, destacou o projeto como um marco que impulsiona os serviços de saúde destinados às mulheres que residem na região Norte do Estado. “Essa ação é muito importante para Porto Calvo e cidades circunvizinhas. Por isso, fizemos questão de trazer o projeto para nossa unidade, principalmente no mês
Últimas notícias
llha do Ferro, em Pão de Açúcar, vira tema de questão no Enem 2025
Homem invade pet shop, rouba cachorro que estava para adoção e deixa funcionários feridos
Homem é preso por agredir esposa com filho no colo no município de Estrela de Alagoas
Família de jovem que fraturou coluna em acidente em Arapiraca faz vaquinha para custear cirurgia
Emoção e reconhecimento marcam o lançamento da 28ª edição do Projeto Raízes de Arapiraca
Mulher é agredida pelo marido e vai parar na UPA de Palmeira dos Índios; suspeito fugir
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
