Fatalidade

Criança e adolescente de São Paulo morrem afogados em Maragogi

Fato foi registrado na manhã desta segunda-feira (17)

Por Maurício Silva 17/07/2023 14h02 - Atualizado em 18/07/2023 08h08
Criança e adolescente de São Paulo morrem afogados em Maragogi
Os irmãos morreram no mar da Praia de Peroba - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Dois irmãos, uma criança e um adolescente, do Estado de São Paulo, morreram afogados na manhã desta segunda-feira (17), em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A fatalidade ocorreu próxima a uma barreira de pedras de corais, no mar da Praia de Peroba.

De acordo com testemunhas, os irmãos de 11 e 16 anos de idade, estavam com o pai José Juscelino Nascimento (41 anos) e um primo deles, quando por volta das 9h uma onda forte veio e derrubou eles numa espécie de canal na área de corais de pedras. O adulto conseguiu salvar o sobrinho de 16 anos, mas os dois filhos desapareceram no mar.

Fato chamou a atenção de várias pessoas em Peroba. Foto: Isac Silva


Mergulhadores profissionais de Maragogi souberam do fato e agiram para tentar encontrar as vítimas. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionado para a ocorrência e enviou guarda-vidas e militares que estavam na sede do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM). O helicóptero da Segurança Pública também ajudou nas buscas.

Helicóptero foi acionado para ajudar nas buscas. Foto: Isac Silva

As horas foram passando, mas os meninos não foram encontrados. Por volta das 12h10, mergulhadores conseguiram encontrar as duas vítimas juntas e sem nenhum sinal vital em ambos. Eles estavam a uma profundidade de 5m. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmaram as mortes dos meninos Gabriel Bernardo e Gustavo Bernardo. 

O tenente Neto, do CBM/AL, confirmou a fatalidade. "A gente recebeu um comunicado e quando a deslocou a equipe para Peroba, o pessoal do GV (guarda-vidas) com a equipe geral, a gente chegou, foram feitas as buscas e no decorrer do tempo, tivemos uma noção melhor do local onde possivelmente estavam e encontramos e não queríamos que tivesse acontecido essa tragédia", disse. 

Fatalidade deixou banhistas e bombeiros tristes. Foto: Isac Silva

Segundo banhistas, os quatro foram para a barreira de corais quando a maré estava baixa. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para a ocorrência na cidade litorânea e os corpos das duas vítimas fatais serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. 

Os turistas do Estado de São Paulo tinham chegado em Maragogi no domingo (16). Os sobreviventes foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, no Patum, na região central da cidade litorânea.

Vítimas eram irmãos e moravam em São Paulo. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*