Arthur Lira e ministros comemoram elevação da nota de crédito do Brasil
Nesta quarta-feira (26), a agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou de 'BB-' para 'BB' a nota de crédito de longo prazo
A elevação da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch, nesta quarta-feira (26), foi comemorada por ministros e parlamentares. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o resultado é uma "comprovação de que trabalhamos no rumo certo". O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a elevação da nota reflete a volta do Brasil ao cenário internacional como "um país gerador de oportunidades de investimentos", e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comentou que o governo "tem recebido todo o apoio institucional da Câmara" para melhorar os indicadores econômicos.
A Fitch elevou a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil para "BB", contra o anterior "BB-", com perspectiva estável. No relatório, a agência afirma que a elevação "reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado em meio a sucessivos choques nos últimos anos".
A agência espera que as novas regras fiscais e medidas tributárias anunciadas recentemente pelo governo federal e em tramitação no Congresso Nacional ancorem uma consolidação fiscal gradual.
"Políticas proativas e reformas apoiaram isso, e a expectativa da Fitch é que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais", acrescenta a agência ao afirmar que o governo "tem conseguido garantir a governabilidade e avançar em sua agenda política".
A decisão é um termômetro importante para o mercado financeiro porque mostra que o Brasil tem maior capacidade de honrar seus compromissos financeiros.
Harmonia entre os Poderes
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comemorou o resultado e afirmou que a elevação da nota de crédito é reflexo da "harmonia entre os Poderes".
"Reputo esses resultados à harmonia entre os Poderes da República. Sempre salientei que a crise econômica que o Brasil vive é um desdobramento da crise política. Se nós acertamos o diálogo, vamos acertar essa situação", avaliou Haddad em coletiva de imprensa.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
