Arthur Lira e ministros comemoram elevação da nota de crédito do Brasil
Nesta quarta-feira (26), a agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou de 'BB-' para 'BB' a nota de crédito de longo prazo

A elevação da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch, nesta quarta-feira (26), foi comemorada por ministros e parlamentares. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o resultado é uma "comprovação de que trabalhamos no rumo certo". O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a elevação da nota reflete a volta do Brasil ao cenário internacional como "um país gerador de oportunidades de investimentos", e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comentou que o governo "tem recebido todo o apoio institucional da Câmara" para melhorar os indicadores econômicos.
A Fitch elevou a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil para "BB", contra o anterior "BB-", com perspectiva estável. No relatório, a agência afirma que a elevação "reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado em meio a sucessivos choques nos últimos anos".
A agência espera que as novas regras fiscais e medidas tributárias anunciadas recentemente pelo governo federal e em tramitação no Congresso Nacional ancorem uma consolidação fiscal gradual.
"Políticas proativas e reformas apoiaram isso, e a expectativa da Fitch é que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais", acrescenta a agência ao afirmar que o governo "tem conseguido garantir a governabilidade e avançar em sua agenda política".
A decisão é um termômetro importante para o mercado financeiro porque mostra que o Brasil tem maior capacidade de honrar seus compromissos financeiros.
Harmonia entre os Poderes
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comemorou o resultado e afirmou que a elevação da nota de crédito é reflexo da "harmonia entre os Poderes".
"Reputo esses resultados à harmonia entre os Poderes da República. Sempre salientei que a crise econômica que o Brasil vive é um desdobramento da crise política. Se nós acertamos o diálogo, vamos acertar essa situação", avaliou Haddad em coletiva de imprensa.
Veja também
Últimas notícias

Investigação de estupro coletivo em Quebrangulo está em fase de conclusão

Idoso com mandado de prisão em aberto é detido pela PM em Coruripe
![[Vídeo] Família de Cláudia Pollyanne processa amigos que denunciaram clínica de reabilitação](https://img.7segundos.com.br/3FEYWYyYvCzkBlr5EJa5qU53jy8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/claudia-pollyanne-farias-de-santanna-foto-reproducao-2-w1160452487-widexl.jpg)
[Vídeo] Família de Cláudia Pollyanne processa amigos que denunciaram clínica de reabilitação

PM cumpre mandado judicial e efetua prisões por tráfico de drogas no Litoral Sul

Projeto ‘Meu Destino + Sustentável’ da Costa dos Corais ganha prêmio nacional

Polícia Civil prende suspeito de mais de 30 arrombamentos em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
