Maragogi

Prefeitura de Maragogi convoca bugueiros para capacitação

Edital foi publicado na edição desta segunda-feira (31) do Diário Oficial

Por Maurício Silva 31/07/2023 14h02
Prefeitura de Maragogi convoca bugueiros para capacitação
Passeio de buggy é um grande atrativo de Maragogi - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), publicou na edição desta segunda-feira (31) o edital nº 023/2023 que torna público a convocação dos profissionais operadores de buggys de passeios turísticos do município do Litoral Norte de Alagoas à realização de capacitação para exercício da função na cidade turística.

A gestão municipal justifica o edital pela necessidade de ordenamento das atividades turísticas no âmbito do município de Maragogi, a qual passa por processo de capacitação dos agentes diretamente envolvidos que trabalham atendendo o público direto, e que precisam de cursos de reciclagem e aprimoramento, tendo em vista também a emergência de qualidade no atendimento ao turista, reciclagem de práticas defensivas, práticas sustentáveis e de preservação ambiental e do patrimônio histórico de Maragogi.

O edital tem como objetivo apresentar os critérios necessários para o cadastramento online na plataforma de controle dos prestadores de serviços turísticos dos profissionais bugueiros de Maragogi.

O exercício da atividade de bugueiro será permitido no município de Maragogi mediante a expedição de autorização e credencial (crachá), de caráter pessoal e intransferível, pela SMTT em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

Para a obtenção de autorização e credencial para o exercício da atividade, o interessado deverá habilitar-se no processo de recadastramento mediante capacitação em Atendimento ao Turista, Primeiros Socorros, Direção Defensiva e curso específico na área de Patrimônio Histórico-Cultural, a ser realizado pela Seturde e pela Secretaria Municipal de Cultura. O cadastro deverá ser renovado anualmente.

Para realizar o cadastro é necessário que o interessado apresente cópias e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência (em nome do requerente ou se estiver em nome de outra pessoa, comprovar parentesco, contrato de locação ou declaração de residência), certificado de escolaridade, certificado ou declaração de curso de capacitação (Atendimento ao Turista, Primeiros Socorros, Direção Defensiva e Patrimônio Histórico-Cultural), 6. Certidão de nada consta - antecedentes criminais: estadual, federal e eleitoral, termo de responsabilidade (assinado no momento do cadastro na Seturde) e foto atualizada para o crachá.

Os interessados em se recadastrar para exercer a atividade de bugueiro deverá, até a sexta-feira 29 de setembro de 2023, comparecer à Secretaria Municipal de Turismo, localizada no endereço Rodovia AL - 101 Norte, Edifício Empresarial Via Mar, segundo andar, sala 201, de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, munidos dos documentos relacionados.