Turismo

Passeio de Buggy aquece turismo e gera renda em Japaratinga

Roteiro com paisagens paradisíacas é um dos principais atrativos do Litoral Norte

Por Maurício Silva 02/06/2023 07h07 - Atualizado em 02/06/2023 08h08
Passeio de Buggy aquece turismo e gera renda em Japaratinga
Passeio de buggy é uma ótima opção para conhecer as belezas de Japaratinga - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Japaratinga é uma cidade linda por natureza e conhecer o paraíso alagoano fica ainda melhor com um inesquecível passeio de buggy. A viagem no veículo vem aquecendo o turismo e as rotas são feitas com paisagens paradisíacas, tornando-se um dos principais atrativos turísticos do Litoral Norte de Alagoas e tem gerado emprego e renda.

A Associação Japaratinguense de Bugueiros Nativos (Japa Buggy) foi criada há quatro anos e tem transformado a vida de cada um dos 15 bugueiros, sendo todos eles da cidade litorânea. Além disso, há os empregos gerados indiretamente por meio do serviço. O passeio é feito com cinco pessoas (incluindo o bugueiro).

Vista esplêndida do Mirante Tabor é um dos pontos altos do passeio em Japaratinga. Foto: Isac Silva

O Lucas Freitas é o responsável pelo setor Financeiro da Japa Buggy e disse que a associação trouxe empregos para Japaratinga. “Diretamente são 15 famílias contempladas com os nossos serviços e indiretamente, acredito, que mais dez famílias, todas japaratinguenses e o nosso intuito é de ajudar a nossa comunidade, o nosso povo, que vem a crescer junto com o desenvolvimento do turismo e o principal intuito da associação é valorizar as pessoas da nossa terra”, enfatizou.


Lucas Freitas destacou a geração de renda na cidade com os passeios. “Gerando emprego e renda e esse que é o principal objetivo do turismo, que é maior empresa do mundo. Então, graças a boa gestão que está acontecendo, o turismo vem se desenvolvendo a cada dia e consequentemente abrindo mais portas de emprego e a associação está de portas abertas para aquele que desejar investir para que venha criar mais empregos e renda”, frisou.

Porto da Balsa, limitando Japaratinga e Porto de Pedras, faz parte do roteiro de charme. Foto: Isac Silva

O vice-presidente da Japa Buggy, João Paulo dos Santos Moura, enfatizou o papel da associação para a criação de renda. “Hoje a associação dos bugueiros é um meio de vida, é emprego e desenvolvimento para a cidade. Cada vez ela vai gerando empregos. Mudou a vida das pessoas em Japaratinga. Até na regulamentação você trabalha tranquilo, certo, regulamentado, faz o seu passeio tranquilo, entra nas rotas de Maragogi e São Miguel dos Milagres. Você trabalha tranquilo”, comentou.

Turistas encantados

Os turistas ficam encantados quando fazem o passeio de buggy por Japaratinga. É o caso do Adam Barreto, que veio do Macapá (AP) para visitar o Litoral Norte de Alagoas. “Primeiramente a paisagem é muito bonita, a água é perfeita. A gente está acostumado com a água do rio, que é bem gelada, e aqui está bem quentinha, então a gente está aproveitando ao máximo”, disse ele que veio com a companheira Alessandra Cortes.

O casal macapaense Adam Barreto e Alessandra Cortes adorou conhecer o Litoral Norte. Foto: Isac Silva

A também macapaense Alessandra Cortes também ficou maravilhada. “É muito bom aqui e a gente está conhecendo todos os pontos turísticos e batemos muitas fotos em todos os lugares. O bom é que também o bugueiro tira a nossa foto porque só era selfie. Recomendo que venham visitar, são lugares muito bonitos, as paisagens lindas, as praias maravilhosas e também é bacana conhecer outras cidades”, disse.

Praia de Japaratinga vista do Mirante Aruanã. Foto: Isac Silva

Rotas

A Japa Buggy oferta aos turistas quatro tipos de rota: Praias de Japaratinga (contempla as todas as praias da cidade: Salgado, Japaratinga, Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Pontal do Boqueirão); Tour Pôr do sol (contempla as seis praias de Japaratinga e o mirante Tabor (Paraíso dos Coqueirais) e rio Manguaba); Praias de Maragogi (iniciando da Praia de Japaratinga até a Praia de Xaréu ‘Praia da Bruna’, em Maragogi); e Rota dos Milagres (da Praia de Japaratinga, passando por Porto de Pedras até São Miguel dos Milagres).

O caudaloso rio Manguaba é uma ótima paisagem no passeio. Foto: Isac Silva