Ifal anuncia retorno de provas em processo seletivo dos cursos técnicos integrados
Modelo tradicional de seleção do Ifal que havia sido suspenso em decorrência da pandemia de covid-19

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) anuncia que haverá mudanças no formato de seleção para seus cursos técnicos integrados ao ensino médio. Para a seleção 2024, será retomada a avaliação por meio de prova objetiva, modelo tradicional de seleção do Ifal que havia sido suspenso em decorrência da pandemia de covid-19. A previsão é de que o edital da seleção seja divulgado no fim de agosto e que a prova seja realizada no mês de novembro deste ano, para ingresso em 2024. Em Maragogi, o campus fica localizado às margens da rodovia AL 101 Norte, na região do povoado Peroba.
“O processo seletivo para ingresso nos nossos cursos técnicos integrados ao ensino médio é uma ação institucional que a sociedade alagoana aguarda com ansiedade”, destacou a reitora em exercício e pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa. “O Ifal está mobilizando esforços para realizar uma seleção que envolverá um número de aproximadamente 1.300 pessoas trabalhando. Esperamos um número de inscritos superior a 10 mil estudantes”, pontuou a gestora.
Poderão participar do processo seletivo os estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Como em anos anteriores, o Ifal reservará 70% de suas vagas para alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas da rede pública.
Ao todo, os estudantes poderão optar por 19 diferentes cursos. O número de vagas, turnos, respectivas unidades, entre outras informações, serão divulgadas juntamente com a publicação do edital.
O Ifal possui 16 campi em todas as regiões de Alagoas com oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio: Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes (Maceió), Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.
Nos últimos três anos, em decorrência da pandemia, a seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio foram feitas por meio de análise do histórico escolar dos alunos. Para 2024, a seleção será unificada e a prova objetiva será aplicada em diversos municípios do Estado.
O Ifal possui também cursos técnicos subsequentes, voltados a pessoas que já possuem o ensino médio, além dos cursos técnicos vinculados à educação de jovens e adultos (EJA). Para esses, haverá seleções específicas com critérios a serem divulgados posteriormente.
Veja também
Últimas notícias

Hospital Regional de Arapiraca se manifesta após morte de gestante e bebê

PC localiza corpo de João Paulo na Ilha do Meio, em Marechal Deodoro

Junqueiro será palco do maior evento estudantil esportivo de Alagoas: JEAL 2025

Homem é assassinado a tiros por bandidos em motocicleta, em Porto Real do Colégio
![[Vídeo] Loja da Zara em Nova York vende camisa homenageando Maragogi](https://img.7segundos.com.br/dKzBu19mcl2DEgt5aYfOWGWVdc8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-02-at-140447.jpeg)
[Vídeo] Loja da Zara em Nova York vende camisa homenageando Maragogi

Terremoto de magnitude 7,4 atinge sul do Chile e Argentina e gera alerta de tsunami
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
