Política

Pesquisa DataSensus mostra aprovação de 87% da prefeita Fernanda Cavalcanti

Márcia Cavalcante já lidera a disputa para 2024 com folga em São Luís do Quitunde

Por Maurício Silva 17/08/2023 11h11
Pesquisa DataSensus mostra aprovação de 87% da prefeita Fernanda Cavalcanti
Fernanda Cavalcanti governa a cidade pelo segundo mandato - Foto: Assessoria

A prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti (MDB), segue como uma das melhores gestoras em território alagoano, é o que comprova mais uma pesquisa de opinião pública. Desta vez o levantamento foi feito pelo instituto DataSensus e divulgado nesta quinta-feira (17) mostrando uma aprovação de 87% da atual gestora. A pré-candidata do MDB, Márcia Cavalcante, já lidera com folga as intenções dos eleitores para o pleito de 2024 na cidade do Norte de Alagoas.

Fernanda Cavalcanti está no segundo mandato em São Luís do Quitunde e a sua gestão segue muito bem avaliada na cidade. Ela é filha do ex-prefeito Cícero Cavalcante. De acordo com o levantamento do DataSensus, a aprovação da prefeita é de 87%, enquanto 9% desaprova e 4% não respondeu ou opinou. A aprovação é igual ao dado mostrado pelo Ibrape divulgado no dia 8 de agosto.

O DataSensus questionou o eleitor com a seguinte pergunta: na sua opinião, a prefeita Fernanda Cavalcanti faz um governo? Ótimo/bom 74,4%; regular 13,5%; ruim/péssimo 5,6%; e não sabe ou não opinou 3,5%. 71% do eleitorado entrevistado afirmou que vai votar em um candidato apoiado por Fernanda; 11% disse que vai votar em um candidato da oposição; 18% não sabe ou não opinou.

Na futura disputa eleitoral, o eleitor foi questionado em quem pretende votar para prefeito de São Luís do Quitunde nas eleições do próximo ano? Os resultados foram os seguintes (espontâneo quando não são citados os nomes dos pré-candidatos): Márcia Cavalcante 41,6%; Vicka Pacheco 5,7%; João Cordeiro 3,6%; Júnior Pedro 0,7%; branco/nulo 3,9%; e não sabe ou não opinou 44,5%.

No quesito estimulado (quando são citados os nomes dos pré-candidatos) os números foram os seguintes: Márcia Cavalcante 58,4%; Vicka Pacheco 17,1%; João Cordeiro 9,2%; Júnior Pedro 3,2%; branco/nulo 6%; e não sabe ou não opinou 6,1%. Márcia Cavalcante é apoiada pela atual prefeita e pelo ex-prefeito Cícero Cavalcante.

A pesquisa

A pesquisa foi feita no dia 16 de agosto de 2023 nas zonas urbana e rural de São Luís do Quitunde. O levantamento ouviu 802 pessoas a partir de 16 anos de idade. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.