Entenda a polêmica envolvendo o influenciador João VS, apelidado de 'Anna Delvey de Campo Grande'
Jovem, que divulga vida de ostentação nas redes, teria manipulado seguidora e mentiria sobre a vida para ter acesso à alta sociedade
Uma enorme polêmica que envolve o influenciador conhecido como João VS tomou a internet nos últimos dias. O jovem, que publica vídeos de uma vida de luxo e ostentação, foi acusado de mentir para ter acesso a lojas de grifes caras, além de enganar ao menos uma de suas seguidoras sobre um evento exclusivo em Nova York, nos EUA.
A confusão começou a ganhar grandes proporções após dois perfis da rede social X (antigo Twitter) publicarem threads que comentam as suspeitas de fraude que envolvem João VS. Imediatamente, foram feitas comparações da história do carioca com a da russa Anna Delvey, presa por fraudes cometidas contra a alta sociedade americana.
Os internautas alegam que João VS afirmava, no passado, ser herdeiro de um xeque do Oriente Médio. Entretanto, o influenciador, na verdade, nasceu em Campo Grande, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Com essa história supostamente fantasiosa, ele teria acesso a serviços de luxo ao redor do mundo.
No Instagram e no TikTok, onde acumula mais de 300 mil seguidores, João VS publica fotos em que veste roupas de grife em desfiles exclusivos. Cada semana o influenciador está em um país, em uma vida que causa inveja a qualquer um.
É pelas redes sociais que ele teria entrado em contato com uma jovem que se apresenta apenas como Cleo. Pelo TikTok, a menina contou que João VS teria prometido colocá-la na lista de um evento exclusivo de uma grande grife desde que ela pagasse uma passagem para ele ir até Nova York.
Cleo teria enviado o dinheiro, e com isso João VS pôde ir até os Estados Unidos, onde os dois se encontraram e passaram alguns dias visitando lojas de marcas de luxo. Segundo a jovem, o influenciador mentia para as vendedoras sobre sua vida e aproveitava o momento de distração delas para usar roupas e acessórios dessas grifes.
“Ele falou que a mãe era bilionária, disse que estava escolhendo duas bolsas Birkin para a coleção dele, mostrando fotos da internet para a vendedora, falando que essas bolsas eram dele. Um absurdo! Na hora que a moça saiu, ele pegou todas as bolsas e pediu para eu ficar tirando fotos dele, me tratava como uma assistente”, contou Cleo.
A jovem também disse que foi a uma concessionária de carros com João VS, onde ele teria feito fotos dentro de automóveis em uma tentativa de simular que aqueles veículos eram dele.
Outras acusações também sugerem que o carioca usurpa o conteúdo de outras pessoas. Em um vídeo no qual ele mostra uma estante com sapatos e bolsas de marca, ele afirma que aquele é seu acervo pessoal. Entretanto, internautas alegam que essa mesma gravação foi postada anteriormente por uma influenciadora.
Esses casos que envolvem o nome de João VS já acontecem há, pelo menos, três anos. Em 2020, uma menina chamada Rebecca expôs que era perseguida pelo influenciador, que teria tentado a todo custo se aproximar dela, inclusive entrando em contato com a mãe da jovem.
Segundo Rebecca, o influenciador usava efeitos para mudar drasticamente o rosto em fotos, mentia sobre as origens e teria até produzido conversas falsas para incriminar pessoas por racismo.
O que diz João VS?
O influenciador quebrou o silêncio no sábado (19), quando abriu o jogo sobre as acusações que tem recebido. Segundo João VS, hoje ele mora fora do Brasil e é casado com uma pessoa bem-sucedida, o que permite que ele tenha o estilo de vida que ostenta nas redes sociais.
“Não tenho um minuto de paz. Sempre que publico qualquer coisa, sempre que faço qualquer viagem com meu esposo, com a minha sogra, com os meus familiares ou com as minhas amigas, nunca posso publicar nada quando estou no local, não posso tagear [marcar] meus amigos na publicação [...], porque sempre alguém faz uma conta falsa para me caluniar”, lamentou João VS.
No vídeo, o influenciador ressalta que nunca disse ser filho de xeque e que não teria utilizado essa história para conquistar o atual companheiro, com quem está há três anos.
Sobre as acusações de 2020, João VS afirmou que não tomou nenhuma atitude jurídica na época, mas que desta vez já acionou a Polícia Federal para derrubar as contas que o acusam de fraude.
“Meu nome roda no mundo da moda, já fiz meu networking, o meu business. Qualquer evento de moda que tenha no mundo todo, consigo e vou ir [sic]”, afirmou João.