André Trigueiro: quem é o jornalista que discutiu ao vivo com Eduardo Leite
O jornalista André Trigueiro, da GloboNews, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), discutiram durante uma entrevista, na quarta-feira (6), sobre a tragédia que atinge o estado.
Durante a conversa, Leite afirmou que os modelos matemáticos previram as chuvas, mas não o volume de cerca de 300 milímetros em diversas bacias hidrográficas. Trigueiro afirmou que o mesmo discurso seria utilizado por outros políticos, mesmo com situações semelhantes se repetindo há anos.
O jornalista foi interrompido pelo governador, que afirmou que o comentarista teria demonstrado "falta de empatia" com o estado.
Quem é André Trigueiro:
Trigueiro nasceu em 1966 no Rio de Janeiro. Ele começou a carreira no rádio e foi contratado como repórter para a Rede Globo em 1993.
O jornalista foi escalado para a estreia da GloboNews, o canal de notícias da Globo, em 1996.
O profissional criou o "Cidades e Soluções", um dos primeiros programas a falar sobre sustentabilidade no país, em 2006. Ele também é comentarista dos programas Estúdio I e Em Pauta.
"Hoje é difícil imaginar um chefe de estado, político, empresário ou do terceiro setor que seja contra sustentabilidade", disse, em entrevista ao UOL.
Trigueiro é um dos principais comunicadores sobre meio ambiente na imprensa brasileira. Ele também é professor e criador do curso de jornalismo ambiental na PUC-RJ.
Ele fala de espiritualidade e ciência nas redes sociais. "Na verdade, a gente pode entender o universo como um conjunto de fenômenos interligados, interdependentes, que interagem o tempo todo. Em uma linguagem bem popular e grosseira: tá tudo junto e misturado. Então, não deveria existir uma separação conceitual [entre espiritualidade e ciência]", explicou, em conversa com o UOL, em 2021.
O profissional faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional e dos telejornais locais, no Rio de Janeiro, nos fins de semana. O conhecimento em pautas ligadas ao meio ambiente o levou a ter uma coluna no Jornal da Globo.
"A minha utopia como profissional de imprensa é usar os recursos que eu treinei e tentei sofisticar para ser jornalista em favor da cultura de paz, de um mundo melhor e mais justo", disse, em depoimento ao projeto Memória Globo.
Veja também
Últimas notícias
Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)
Parque Aquático do Clube do Servidor abrirá neste primeiro fim de semana de 2026
Tia Júlia, Paulo Dantas, Silvio Camelo e Júlio Cezar anunciam novos serviços para o Santa Rita
Motorhome desce ladeira e cai no Rio São Francisco em Piranhas
Leonardo Dias denuncia sofrimento de pacientes em UPAs e cobra autoridades
Motociclista morre após engavetamento na BR-316, em Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
