Maragogi

Servidor de Maragogi expõe ação de sustentabilidade em evento na USP

Por Assessoria 15/09/2023 15h03 - Atualizado em 15/09/2023 15h03
Servidor de Maragogi expõe ação de sustentabilidade em evento na USP
Servidor de Maragogi expõe ação de sustentabilidade em evento na USP - Foto: Assessoria

O engenheiro ambiental e servidor da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), Erick Phelipe, apresentou o êxito do mutirão de limpeza “Voz dos Oceanos”, no VIII Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

A ação da SETURDE, exposta em formato de banner, refere-se ao mutirão de limpeza e sensibilização, e tem sido um sucesso desde o mês de fevereiro deste ano. Nesse período, já foram coletadas cerca de 2,8 toneladas de resíduos sólidos, demonstrando o compromisso da cidade em preservar e cuidar das suas belezas naturais.

Um dos diferenciais dessa ação é a participação dos idosos da Associação Coração Valente, que abrange 230 pessoas. Eles têm sido uma peça fundamental na conscientização sobre a importância da preservação ambiental, atuando tanto na coleta dos resíduos como na educação ambiental junto aos turistas e visitantes.

Para Erick Phelipe, esse envolvimento da comunidade local foi muito positivo, pois permitiu alcançar bons resultados na ação. "A Associação Coração Valente tem sido fundamental para o sucesso do mutirão 'Voz dos Oceanos'. Estamos conseguindo não apenas limpar nossas praias, mas, também, conscientizar a população sobre a importância de preservar nossos oceanos. É uma ação que merece ser difundida e replicada por outras cidades litorâneas", disse.

A exposição da ação de sustentabilidade da SETURDE durante o VIII Simpósio sobre Resíduos Sólidos mostrou o reconhecimento da universidade à iniciativa maragogiense. Além disso, permitiu que outras instituições e pesquisadores presentes no evento conhecessem e pudessem se inspirar em uma ação efetiva de preservação ambiental, principalmente, participantes internacionais.

Maragogi segue firme no seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico consciente. A SETURDE continua empenhada em promover ações que conciliem o turismo com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos seus moradores.

Servidor de Maragogi expõe ação de sustentabilidade em evento na USP . Foto: Assessoria