Peixes mortos: laudo da Ufal aponta agrotóxicos no rio Santo Antônio
Mortandade está sendo investigada e foi requisitada uma investigação da Polícia Federal

Um laudo da análise das águas do rio Santo Antônio feito por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontou a presença de agrotóxicos. No dia 24 de outubro de 2023 centenas de peixes foram encontrados mortos no rio do município da Barra de Santo Antônio. A mortandade está sendo investigada e foi requisitada uma investigação da Polícia Federal (PF).
O laudo feito pelos pesquisadores da Ufal ainda será finalizado, mas já apontou que foram encontradas substâncias nocivas, principalmente para os peixes. O pesquisador Emerson Soares confirmou que as substâncias são de origem agroquímica (endossulfam, fluorecatamida, endrin e outros).
De acordo com Emerson Soares, geralmente esses compostos são encontrados em agroquímicos que são utilizados no plantio do solo próximo a região do rio Santo Antônio. Ele explicou ainda que foram encontrados níveis altos de potássio e fósforo.
A Ufal vai enviar o laudo para o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O MPF expediu ofícios a serem cumpridos com urgência pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e (ICMBio) APA Costa dos Corais. Além disso, foi requisitada a abertura de um inquérito policial pela Polícia Federal (PF) para investigar o incidente.
De acordo com as pessoas que vivem da pesca, o fato não é raro e ocorre praticamente todo ano no rio Santo Antônio.
Veja também
Últimas notícias
Arthur Lira mantém controle da federação União Progressista em AL através de Ciro Nogueira
Renan Calheiros e Davi Filho podem disputar o Senado em 2026 na mesma chapa

Polícia Civil investiga assassinato de jovem em Matriz de Camaragibe

Comissão de delegados investiga caso de adolescente morto pela PM em Palmeira dos Índios

Condenado por estuprar adolescente de 12 anos é preso em Maceió

Governo Lula rejeita proposta dos EUA para classificar PCC e CV como terroristas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
