Peixes mortos: laudo da Ufal aponta agrotóxicos no rio Santo Antônio
Mortandade está sendo investigada e foi requisitada uma investigação da Polícia Federal
Um laudo da análise das águas do rio Santo Antônio feito por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontou a presença de agrotóxicos. No dia 24 de outubro de 2023 centenas de peixes foram encontrados mortos no rio do município da Barra de Santo Antônio. A mortandade está sendo investigada e foi requisitada uma investigação da Polícia Federal (PF).
O laudo feito pelos pesquisadores da Ufal ainda será finalizado, mas já apontou que foram encontradas substâncias nocivas, principalmente para os peixes. O pesquisador Emerson Soares confirmou que as substâncias são de origem agroquímica (endossulfam, fluorecatamida, endrin e outros).
De acordo com Emerson Soares, geralmente esses compostos são encontrados em agroquímicos que são utilizados no plantio do solo próximo a região do rio Santo Antônio. Ele explicou ainda que foram encontrados níveis altos de potássio e fósforo.
A Ufal vai enviar o laudo para o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O MPF expediu ofícios a serem cumpridos com urgência pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e (ICMBio) APA Costa dos Corais. Além disso, foi requisitada a abertura de um inquérito policial pela Polícia Federal (PF) para investigar o incidente.
De acordo com as pessoas que vivem da pesca, o fato não é raro e ocorre praticamente todo ano no rio Santo Antônio.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
