Religião

Católicos celebram festa da padroeira de Porto Calvo

Festividade começou no dia 10 e encerra nesta terça-feira (21)

Por Maurício Silva 21/11/2023 14h02 - Atualizado em 21/11/2023 14h02
Católicos celebram festa da padroeira de Porto Calvo
Templo religioso ficou lotado na missa que iniciou às 10h desta terça-feira - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Católicos estão celebrando a festa da padroeira de Porto Calvo, Nossa Senhora da Apresentação. A festividade religiosa é uma das mais tradicionais da Igreja Católica em Alagoas e reúne milhares de fiéis durante os dias de celebração. O festejo começou no dia 10 de novembro e se encerra nesta terça-feira (21).

Neste ano de 2023, a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação comemora 413 anos de evangelização. A igreja matriz que leva o nome da padroeira foi fundada em 1610 e é o templo religioso mais antigo de Alagoas. A tradicional festa na cidade do Norte do Estado atrai fiéis católicos de vários municípios alagoanos.

Altar da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação. Foto: Isac Silva


O bispo Dom Antônio Muniz mais uma vez marcou presença no tradicional festejo. “É sempre uma alegria muito grande, eu só faltei, acho que duas festas, dos 17 anos que aqui estou. Só faltei duas por conta da pandemia, que não houve festa nos anos de 2020 e 2021 e depois eu sempre retomei e sempre participei desta festa de Nossa Senhora da Apresentação”, disse. Quem também esteve presente nesta terça foi o padre Alex, de Maceió.

Bispo Dom Antônio Muniz celebrou a missa das 10h. Foto: Isac Silva


O pároco de Porto Calvo, Fernando Jerônimo, destacou a importância do festejo. “A festa de Nossa Senhora da Apresentação é uma festa histórica! Não é de agora, só para ter uma ideia essa igreja matriz têm mais de 400 anos. Então, o povo foi instruído, orientado na escola da fé, da Virgem da Apresentação e desde o dia 11 até hoje a grande participação do povo. O povo tem um carinho grande por Nossa Senhora, afinal, é a mãe de Jesus. Então, o povo de Porto Calvo tem uma abertura muito grande para acolher Nossa Senhora no coração e nas suas vidas. Como padre daqui, estou muito feliz com a participação do povo”, destacou.

Católicos celebram com alegria a festa da padroeira de Porto Calvo. Foto: Isac Silva


O padre Luiz Antônio, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, Maceió, também veio participar. “Sempre uma alegria todo dia 21 de novembro vir aqui prestigiar aquela que é rainha da cidade de Porto Calvo. Mas alegre ainda fico em ver a quantidade de gente na igreja, a demonstração da fé, piedade, a devoção realmente que existe na cidade de Porto Calvo por Nossa Senhora da Apresentação e isso alegra o coração do padre. Eu sou natural de Porto Calvo e fui ordenado aqui há três anos”, informou.

Padre Fernando Jerônimo ficou muito feliz no festejo. Foto: Isac Silva



A católica Evanny de Fátima Silva Luna completou exatamente 18 anos no dia da festa da padroeira e coroou a santa. “Me pegou de surpresa! Eu só vinha ajudando minha mãe e o pessoal a fazer o bolo. Hoje o padre Fernando Jerônimo me convida e me concedeu essa graça de coroar a minha madrinha. Tive a graça de nascer no dia dela, de me batizar no dia dela e está sendo uma maravilha. Eu me senti muito abençoada”, declarou.

O povo participou ativamente da festa religiosa. Foto: Isac Silva

O festejo foi muito marcado por muita devoção e fé dos católicos portocalvenses e de cidades vizinhas. As missas sempre foram marcantes e foram momentos de muita alegria para os cristãos da Igreja Católica. Um dos pontos altos da programação religiosa é a procissão pelas ruas históricas do bairro Centro, que ocorre na tarde desta terça-feira (21).

A Igreja Matriz de Porto Calvo é tombada pelo IPHAN. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*