Turismo

Bandeira Azul é hasteada na Praia do Patacho

Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (30)

Por Maurício Silva 30/11/2023 14h02 - Atualizado em 30/11/2023 14h02
Bandeira Azul é hasteada na Praia do Patacho
Porto de Pedras se orgulha da Bandeira Azul - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A famosa Bandeira Azul foi hasteada na belíssima Praia do Patacho pelo terceiro ano consecutivo. A solenidade na cidade turística de Porto de Pedras ocorreu na manhã desta quinta-feira (30). O evento no município do Litoral Norte de Alagoas foi muito celebrado pela comunidade, autoridades locais e turistas.

A Praia do Patacho recebeu o certificado com o selo Bandeira Azul, que é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) e que conta com o apoio de diversas instituições internacionais. Para concessão da certificação, 34 critérios são levados em conta pelo júri, como qualidade da água, limpeza da praia, valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população.

Autoridades exibem a Bandeira Azul em Porto de Pedras. Foto: Isac Silva


O prefeito Henrique Vilela destacou a importância da renovação do selo. “É uma alegria muito grande a gente  mais uma vez hastear essa bandeira que tem uma importância muito grande para o desenvolvimento do turismo, não só de Porto de Pedras, mas de toda a Região Norte. É um orgulho para todos nós por estarmos representado o Estado de Alagoas e para o Nordeste porque no Nordeste hoje só três Estados tem essa bandeira: Bahia, Ceará e nós aqui em Alagoas”, informou.

Autoridades exibem o prêmio destaque de educação ambiental. Foto: Isac Silva


A secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, destacou que o certificado mudou o status do município. “Mudou completamente o status do turismo aqui em Porto de Pedras. Eu digo sempre: mudou não apenas Porto de Pedras, mudou toda região Costa dos Corais, especificamente essa Rota Ecológica. Essa bandeira é nossa, mas essa bandeira é do povo alagoano com muito orgulho”, enfatizou.

Prefeito Henrique Vilela discursou falando da importância do selo. Foto: Isac Silva


A secretária de Meio Ambiente, Flávia Rêgo, salientou que o selo é também uma vitória ambiental. “O hasteamento da bandeira é a conclusão de mais um ano de muita educação ambiental, turismo sustentável, envolvimento comunitário, segurança. Então o meio ambiente vem muito forte nessa temporada e já vem sendo muito trabalhado há alguns anos e é a consolidação dos trabalhos de educação ambiental e turismo sustentável que a gente faz aqui”, disse.

A entrega do Selo Bandeira Azul ocorreu no dia 27 de outubro deste ano, durante solenidade em Balneário Camboriú (SC). Além do selo, o município levou o prêmio nacional de destaque em educação ambiental, com o vídeo sobre os efeitos da poluição na vida marinha, que foi entregue ao prefeito nesta quinta-feira (30).

Bandeira vai ficar exposta na temporada 2023/2024. Foto: Isac Silva