Feira do Peixe movimenta comércio ambulante de Maragogi
Pescado, coco e jerimum são os principais produtos procurados
A tradicional Feira do Peixe movimentou o pequeno comércio ambulante nesta quinta-feira (28) no município de Maragogi. O jerimum, o coco e os variados tipos de pescados são os produtos mais procuradores pelos consumidores que estão indo à ‘Rua da Feira’, no bairro Centro da cidade do Litoral Norte de Alagoas.
A Feira do Peixe é uma tradição na cidade litorânea nesse período de Semana Santa. Ambulantes de Maragogi e de outras cidades aproveitam esse período para comercializar produtos tradicionais da festa religiosa. Os consumidores foram garantir os ingredientes para a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa.
A consumidora Bianca Mirely disse que ano passado tinha mais espécies de peixes, mas não deixou de garantir o pescado na feira. “Fazer um peixe no coco. Gosto mais de cioba ao coco e a cavala branca. Não pode faltar na mesa também o arroz no coco e o feijão no coco. Os preços anos estão bem mais caro”, comparou.
Quem também foi à feira foi a consumidora Maria José. “Comprei xaréu, garaçuma, piraúna e gato. Gosto mais de peixes assim. Na Sexta-feira Santa vai ter na mesa feijão, quibebe, arroz com coco, peixe frito, peixe ao coco, uma saladinha. Não pode faltar de jeito nenhum o peixe e o jerimum”, disse.
O vendedor Marcelo Matias disse que esse ano a previsão é que as vendas diminuam por conta do baixo movimento do comércio. Ele disse que nesta quinta vendeu mais garaçuma e cavala. Os pescados mais procurados são: cioba, dourado, garaçuma, serra, cavala branca, agulhão de vela, albacora, camarão e marisco.
O ambulante Josuel André Viola contou que as vendas esse ano estão sendo positivas. “Esse ano as vendas estão boas também. Estou vendendo o quilo do jerimum a R$ 10,00. Já vendemos muitos e espero vender tudo até o período da tarde”, frisou.
Com apuração de Isac Silva*